Motivado por uma representação da Promotoria de Defesa da Saúde, o Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou inquérito civil para investigar possíveis irregularidades na contratação da clínica Oftalmocenter Ltda, onde o vereador Albert Dickson (PP) atua como médico e da qual foi proprietário até o ano passado, por parte da Prefeitura de Natal.


Albert Dickson, relator da CEI dos Medicamentos, é médico da clínica Foto: D Luca/DN/D.A.Press
Como ainda não receberam uma cópia do contrato, já solicitada ao executivo municipal, o MP não é capaz de afirmar se houve algum erro no acordo firmado em 2001 após realização de chamada pública. De posse do documento, a instituição pretende analisá-lo, para, então, avaliar a possibilidade de convocar o parlamentar para prestar esclarecimentos pessoalmente. Avaliação que também vai determinar se dados do Conselho Municipal de Saúde, que já recomendou o cancelamento do contrato, serão consultados durante as investigações.

A polêmica em torno do contrato nasceu há três semanas, quando o extrato foi publicado no Diário Oficial do município com o nome fantasia daclínica. Na informação oficial, o atestado de que houve um aumento de mais de 300% no valor do acordo de 2008 para 2009.

Procurado, o vereador informou, por meio de sua assessoria, que não vai mais falar sobre o assunto, já que, para ele, não há mais o que ser explicado.