João Maia com Coronel Aviador Giuseppe
Com prefeita de Touros, Maxaranguape
Com prefeita de Touros, Maxaranguape, Wilma e empresários

A cidade de Touros, na Região Mato Grande, comemorou neste domingo (05) os 81 anos do voo dos aviadores italianos, Arturo Ferrarin e Carlos Del Prete. No evento, prestigiado por vários políticos do Estado, também aconteceu o lançamento do livro “Os Cavaleiros dos Céus – A saga do voo de Ferrarin e Del Prete”.

O evento relembrou a data do dia 05 de Julho de 1928, quando moradores da pacata Vila de Touros avistaram nos céus um “pássaro metálico”. Ferrarin e Del Prete foram recebidos de forma especial pelos moradores da Vila e em seguida recepcionados pelo Governador da época, Juvenal Lamartine. Conta à história que, numa forma de gratidão pela recepção aos aviadores, o governador italiano Benito Mussolini doou uma coluna do Capitólio Romano, erguida no largo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, por trás do Palácio Potengi.

No palco armado nas areias da Praia de Touros estiveram presentes, a governadora Wilma de Faria (PSB), o deputado federal João Maia (PR), as prefeitas Luciana Faria (Touros) e Maria Ivoneide da Silva (PSDB), além do ex-prefeito de Touros, Eriberto Ribeiro (PR), o presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, o Coronel Aviador Crispino Giuseppe, adido militar da Embaixada da Itália no Brasil, dentre outras autoridades.

Para o deputado João Maia, o evento veio coroar o momento importante que Touros enfrenta, no turismo do Rio Grande do Norte. “Touros é uma cidade que tem história muito forte, de heroísmo e de coragem. Aqui aconteceu o pioneirismo na aviação comercial, entre continentes. Eu tenho uma relação muito forte com Touros, com as lideranças políticas e com o povo, me sinto em casa quando estou aqui”, disse João Maia.

João Maia também destacou os investimentos externos que a cidade vem recebendo, graças as belezas naturais encontradas na cidade. “Touros é uma cidade que tem um mar lindíssimo, que é fácil pescar. Não temos problemas de falta de chuvas, e o desenvolvimento é mais vinculado à pesca e o turismo. Tem praias belíssimas e investimentos externos bem concentrados”, finalizou.