A Câmara Municipal de Natal realiza nesta sexta-feira (10), às 8 horas, Audiência Pública sobre a IMPLANTAÇÃO DO PARLAMENTO COMUM DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL. O tema foi requerido pelo vereador George Câmara (PCdoB), que está à frente do trabalho de rearticulação do Parlamento.

Dentre os pontos a serem abordados durante a Audiência Pública, destaque para o PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA RMN – PEDS.

Por ser uma região de grande dinamismo econômico e social, que influencia diretamente o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, a Região Metropolitana de Natal requer atenção especial. A implementação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para a RMN tem como objetivos específicos: a concepção de diretrizes de ordenamento físico-territorial; a elaboração de projetos para o desenvolvimento urbano, social e econômico; e a concepção de um modelo de gestão metropolitana.

O PARLAMENTO COMUM DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL é um fórum de discussões e reivindicações, visando à integração econômica, política, social, cultural e ambiental entre as populações da Região Metropolitana de Natal. Formado pelas Câmaras Municipais das Cidades integrantes da Região Metropolitana, composta pelos Municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Jose do Mipibu, Nísia Floresta e Monte Alegre (reúne os 99 vereadores que representam os nove municípios metropolitanos).

A REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL foi criada em janeiro de 1997, através da Lei Complementar Estadual nº 152, reúne os nove municípios que integram a chamada Grande Natal: Extremoz, Ceará Mirim, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu, mais a capital do RN. Considerada a quarta maior região metropolitana da região Nordeste, sua população está estimada em mais de 1,2 milhões de habitantes (IBGE/2007).