Uma missa em ação de graças na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, neste sábado à noite, abriu as comemorações dos 77 anos de idade do jornalista e ex-prefeito de Parnamirim Agnelo Alves. Na homilia, o concelebrante, padre João Medeiros, foi buscar inspiração nas letras de músicas de Violeta Parra (Gracias a La Vida), Gonzaguinha (O que é? O que é?) e Roberto Carlos (Nossa Senhora) para descrever a simplicidade e o amor à vida do aniversariante, “um homem despojado de vaidades, um eterno aprendiz”.

Padre João Medeiros lembrou os problemas de saúde que Agnelo enfrentou, destacou o trabalho realizado por ele quando prefeito de Natal, no final dos anos 1960, e em Parnamirim em dois mandatos (2001 a 2008) e, numa alusão à empatia de Agnelo com as crianças, citou alguns trechos da música de Gonzaguinha, a quem conheceu numa clínica de hemodiálise, no Rio de Janeiro.

“Certo dia chegou Gonzaguinha e perguntou aos pacientes. O que é a vida? Uns respondiam desta e daquela maneira. E ele compôs: Há quem diga que é um sopro divino do criador, numa atitude repleta de amor. E é bonita, é bonita,é bonita. Viver e não ter a vergonha de ser feliz e ser na verdade um eterno aprendiz. E é esse aprendiz que nós homenageamos neste noite”, disse ele se dirigindo a Agnelo.

O religioso rogou à Nossa Senhora que proteja o ex-prefeito. “Como diz Roberto Carlos, que ela o cubra com seu manto, estende a sua mão, o console e o conforte nas estradas da vida.”

Agnelo disse que se sentia um homem realizado, mesmo com todos os problemas de saúde que enfrentou desde os tempos de menino. “Passei por dificuldades, por desafios, problemas de saúde, problemas políticos. Passei 10 anos como um nômade dentro de meu próprio país. Sem direito algum, nem mesmo de pensar. Mais que inteligente, eu fui um teimoso, um persistente.”
O ex-prefeito disse que dividia com a população de Parnamirim o sucesso dos oitos anos de uma administração que transformou a realidade e colocou a cidade nu lugar de destaque no cenário político do Rio Grande do Norte.

O prefeito Maurício Marques saudou o homenageado, lembrou das jornadas políticas em Parnamirim, disse que o projeto do esgotamento sanitário idealizado por Agnelo será concluído pela atual administração e invocou a proteção de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da cidade, ao padrinho político. TN on line