O boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na tarde de sexta-feira (5), indicou até o momento três casos suspeitos de Influenza A, que se encontram em isolamento domiciliar, enquanto aguardam os resultados de seus exames, enviados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. No Estado, oito casos já foram descartados.

Em virtude da aprovação da nova versão do “Protocolo de Manejo de casos e Contatos” pelo Grupo Executivo Interministerial, os casos em monitoramento não são mais apresentados na tabela de registros nem do Ministério da Saúde e nem dos Estados. Esses casos foram reclassificados de acordo com as novas definições deste Protocolo.

A classificação de caso suspeito é quando o indivíduo apresentar a doença aguda de início, com febre (temperatura corporal acima de 37,5º C), acompanhada de tosse ou dor de garganta, podendo ou não estar acompanhada de outros sinais e sintomas como dor de cabeça, dor no corpo ou dificuldade de respirar.

No Brasil, foram confirmados 35 casos influenza A, nos estados de São Paulo (15), Rio de Janeiro (7), Santa Catarina (5), Mato Grosso (2), Tocantins (2), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1). O Ministério da Saúde ainda acompanha 42 casos suspeitos.