
Recebemos uma correspondência eletrônica ontem de um grupo de estagiários do Estado que pediam ao Notícias do RN para veicular uma notícia sobre os sucessivos atrasos na bolsa(pagamento).
Muitos estagiários do Estado estão se perguntando principalmente qual motivo estaria gerando os transtornos e esses sucessivos atrasos.
Eles afirmam primeiramente que todo início de ano ficam sem receber durante 3 meses e logo depois recebem retroativo, ou seja, alguns ainda afirmam que ficam sem condições para se locomover para a escola, faculdade etc e para o estágio pela falta do pagamento haja visto também que alguns trabalham em lugares afastados de sua residência e às vezes tem que pegar vários transportes coletivos.
A maior indignação dos estagiários não é apenas relacionada ao atraso do início do ano e sim que ultimamente a bolsa está atrasando muito. Antes recebiam logo no início do mês por volta do dia 5, agora, a situação está ficando ainda pior, pois o atraso já está passando geralmente do dia 16. Para se ter uma idéia alguns estagiários não receberam até a presente data e segundo o relato enviado por email, ao ligarem para os responsáveis sempre escutam a seguinte resposta:
O IEL NÃO tem obrigação de dar informações para estagiários sobre pagamento, aguarde 24 ou 48 horas.
E essas 48 horas somam-se a outras 48 e assim sucessivamente.
Ao procurarem os setores responsáveis das secretarias estaduais, os mesmos ouvem outra resposta desanimadora:
O setor responsável pelos estagiários agora é a Escola de Governo (SEARH), não temos informações certas sobre pagamento.
E AÍ:
Escola de Governo? ou IEL?
Essa é a pergunta que muitos estagiários do estado estão fazendo aos coordenadores de estágio.
Alguns estagiários já estão se organizando para falar com a governadora para regulamentarem a folha para não sofrerem mais esses transtornos no início do ano e para receberem da mesma forma que os estagiários professores que por sinal estão também em atraso.
Eles lembram que os estagiários são pessoas de várias idades e na sua maioria, jovens.
Nota do BLOG: tanto o IEL quanto a escola de governo tem obrigação de dar informações detalhadas aos estagiários, pois esses são regulados por um contrato e se estas instituições estão se propondo a intermediar um contrato de estágio então é de obrigação delas em repassar essas informações e atender bem aos estagiários, caso o contrário não deveriam ter criado um instituto ou um setor responsável para tal finalidade. Acreditamos também que passou o tempo da ditadura e o que dissessem ou omitissem era válido.
Pronto, ta feita a denúncia.
Com a palavra, Senhores secretários, Coordenadores de estágio, IEL, Escola de Governo e Excelentíssima Senhora Governadora Wilma Maria de Faria.
Mídias Sociais