As 43 prefeituras do Rio Grande do Norte que receberam o Selo Unicef de Município Aprovado, vão firmar convênio com a Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) para a aquisição de um veículo que será utilizado na implantação de políticas de apoio à infância e juventude. O valor do benefício será de R$ 40 mil.

De acordo com o gerente do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), Clênio Maciel, os municípios terão o prazo de 22 de abril a 08 de maio para realizar o cadastramento. “A secretaria vai enviar um ofício para as prefeituras e elas vão nos apresentar uma série de documentos, como planos de trabalho e certidões fiscais”, explicou.

Maciel revelou que a assinatura do convênio e a liberação dos recursos deverão acontecer entre o final de maio e início de junho. “Estamos trabalhando para que isso ocorra na maior brevidade possível”, disse.

O Selo Unicef é concedido aos municípios que são reconhecidos pela implementação de políticas sociais direcionadas a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes da região do semi-árido. Entre os critérios avaliados pelas Nações Unidas, estão os índices de mortalidade infantil, desnutrição, combate à violência e à disseminação do vírus da Aids, criação de novos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes e o número de crianças e jovens matriculados na rede de ensino.

As cidades do RN agraciadas com o selo foram: Acari, Alto do Rodrigues, Currais Novos, Macaíba, Parnamirim, Touros, Parelhas, Pau dos Ferros, Baía Formosa, Jardim do Seridó, Jucurutu, São Miguel, Angicos, Cruzeta, Itajá, Lagoa Nova, Lucrécia, Luís Gomes, São João do Sabugi, São Miguel do Gostoso, São Tomé, Vera Cruz, Boa Saúde, Bodó, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Ipueira, Major Sales, Messias Targino, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Seridó, São Vicente, Serra Caiada, Serra Negra do Norte, Sítio Novo, Tenente Laurentino Cruz, Várzea, Baraúna, Itaú e Mossoró.