O Rio Grande do Norte perdeu um dos seus mais ilustres filhos: o educador, escritor e coordenador do Programa “De pé no chão também se aprende a ler”, Moacyr de Góes. Ele faleceu hoje à tarde de câncer no Rio de Janeiro, aos 79 anos, deixando a esposa Conceição Góes, escritora e professora da UFRJ e cinco filhos, entre eles o cineasta Moacyr Góes e o ator Leon Góes, além de uma importante história na educação do povo potiguar e do Brasil.
Moacyr de Góes era primo do ex-deputado federal e ex-secretário de Educação, Grimaldi Ribeiro e do artista plástico Newton Navarro. Natural de Natal, Moacyr de Góes é considerado um dos maiores intelectuais do estado e um ícone da educação popular em Natal, de onde foi secretário da Educação por duas ocasiões, no período de 1961 a 1964 no governo de Djalma Maranhão e nos seis primeiros meses da primeira administração Wilma de Faria.
Ocupou o mesmo cargo no Rio de Janeiro, no fim da década de 1980, na gestão de Saturnino Braga na Prefeitura, de onde também era professor aposentado. Educador por excelência, sempre esteve presente nas lutas em favor de uma educação crítica, de valorização da cultura, da justiça social, e de construção do estado de direito.