Em sessão ordinária que encerrou agora há pouco, a Câmara Municipal de Parnamirim manteve o veto do prefeito Maurício Marques (PDT) ao Projeto de Lei 046/2008, que antecipava a democratização nas escolas do município em duas etapas - 2009 e 2010.O projeto era de autoria do vereador Gildásio Figueiredo (PSB), atual líder da oposição.
O parecer da relatoria da Comissão de Constituição, Legislação e Redação Final, emitido pela vereadora Walkíria Fonseca Diniz foi pela manutenção do veto.Em plenário, a matéria recebeu 7 votos pela manutenção do veto, contra apenas dois.
A votação foi secreta mas, ao final, os vereadores Paulo Barbosa e Gildásio Figueiredo confirmaram o voto pela derrubada do vetoAo defender a derrubada do veto, o vereador Gildásio Figueiredo disse que as justificativas apresentadas pelo Poder Executivo, “não tinham fundamentos e eram incoerentes”.
A favor da matéria, o líder da situação Valério Felipe Santiago, disse que a sua bancada não era contrária a matéria, mas, sim “defendemos que haja um trabalho de implantação desse sistema nas escolas da rede municipal de forma lenta e gradual”.
Estiveram presentes à sessão os seguintes vereadores: Siderley Bezerra (PV), Clênio Santos (PV), Valério Santiago (PDT), Walkiria Fonseca (PRB), Lucinha Thiago (PRB), Elienai Cartaxo (PMDB), Kátia Carvalho (DEM), Gildásio Figueiredo (PSB) e Paulo Barbosa (PSB). Os trabalhos foram presididos pelo vereador Rosano Taveira da Cunha (PRB).
Os vereadores Manuel Diniz e Sérgio Andrade estiveram ausentes.
Texto: PN