ESCOLAS MUNICIPAIS – O caos que se instalou na Rede Municipal de Educação, por conta da total falta de assistência da gestão do ex-prefeito Jose Pinheiro Bezerra (PR), já chega a níveis alarmantes, principalmente para os estudantes do perímetro rural apodiense.

Segundo a assessoria, as aulas deveriam começar em 09 de fevereiro - como é normal em qualquer escola do país, até para que possa ser respeitado o ano letivo definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação -, mas devido ao péssimo estado físico em que se encontram as escolas mantidas pela municipalidade as aulas só devem ser iniciadas em 02 de março.

As escolas precisam de reparos em suas estruturas físicas, hidráulicas e elétricas. A Rede Municipal de Educação conta com 37 unidades de ensino na zona rural, escolas que pertencem ao Centro Municipal de Educação Rural e 08 Escolas Pólo tanto no perímetro urbano quanto rural. A Creche do Bairro, Caic, antes era administrada pelo MEIOS, mas que foi repassada para o município, pois a educação infantil é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Apodi.

municipio

A secretária de Educação e Cultura, Mara Marlizete Marinho Duarte, reuniu diretores de todas as escolas do município com o propósito de avaliar as condições estruturais e de recursos humanos para o funcionamento da rede municipal de ensino com qualidade. As reivindicações de todos os diretores foram reunidas em um relatório que será apresentado a prefeita Gorete Pinto para que providências sejam tomadas no tocante à reforma das escolas que hoje se encontram sucateadas e sem condições de funcionamento.


Em
2008 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi trabalhou com 3.333 alunos matriculados em toda rede municipal de ensino. "A nossa meta é chegar a 4.000 mil alunos matriculados", comentou a secretaria adjunta de Educação e Cultura, Flavia Cristina.


gorete
A prefeita Gorete da Silveira Pinto (PMDB) já fez o anuncio que garantira o fardamento e um kit de material escolar para cada aluno matriculado da educação infantil ao fundamental.




A abertura da Semana Pedagógica esta agendado para 16 de fevereiro, onde professores vão participar de palestras.

ESTRADAS – Outro grave problema enfrentando pelos estudantes do município de Apodi é relacionado às estradas vicinais que ligam as comunidades rurais a cidade. Devido às enchentes de 2008 cerca de 90% das estradas foram destruídas e não foram recuperadas pela gestão passada. A zona rural apodiense conta com uma área geográfica de 1.600 km e mais de 100 localidades rurais.

A prefeitura está trabalhando para recuperar o município e tornar um bom lugar para o convívio, educação e cultura.