Querido povo de Patu,

Hoje, 1º de janeiro, nós, Vereadores empossados do Município de Patu, fomos vítima de uma situação que muito envergonha este Município e que atinge de morte a democracia e os seus princípios básicos, como a legalidade e a moralidade.

De boa-fé e agindo de acordo com a Lei Orgânica do Município e com o Regimento Interno da Câmara Municipal, fomos à sessão especial de posse e de eleição da Mesa Diretora. Após a posse, requeremos, como determina o Regimento Interno, o registro de nossa chapa, para concorrer aos cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que são: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário e Segundo Secretário.

Para a nossa surpresa, o registro de candidaturas de nossa chapa não foi aceito por pessoa que nem ao menos deveria estar presidindo a sessão especial, e uma outra chapa foi declarada eleita apenas por quatro votos, em total desrespeito às nossas vontades e às leis que tratam da matéria. A Vereadora LUCÉLIA RIBEIRO, em nome de todos nós, protestou contra a atitude de quem dirigia os trabalhos, e em seguida nos retiramos do Plenário da Câmara, em total protesto a esse ato ilegal, um verdadeiro insulto à democracia e à vontade do povo de Patu.

Queremos dizer ao povo de Patu que não concordamos com o que foi feito na sessão deste dia 1º de janeiro da Câmara Municipal, e não votamos na chapa que se diz eleita, diferentemente do que anda sendo divulgado pelas ruas de Patu em comentários maldosos feitos por pessoas que não têm compromisso com a verdade nem com o respeito às instituições democráticas e de direito.

Cidadãos de bem, aprendemos a lutar com a força do Direito, da Lei e em respeito às pessoas. E, desse modo, estamos batendo às portas do Poder Judiciário, para que essa situação seja revertida e a ordem e o cumprimento às leis sejam restabelecidos.

Pedimos ao povo ordeiro e sensato de Patu, principalmente aqueles que nos acompanham politicamente, que continuem assim: cumpridores da ordem, adeptos da paz social. Não queremos que esse lastimável episódio sirva de incentivo para qualquer comportamento mais incisivo ou fora da lei e dos bons costumes.

Já que não podemos confiar no senso de justiça de alguns pares da Câmara Municipal, confiaremos agora na Justiça dos homens, esperando que ela seja sempre inspirada na justiça divina.

Patu, 1º de janeiro de 2009.

MARGARIDA MARIA DE AQUINO
MARIA HELENA GENTIL BATISTA PEREIRA
RESENILDO ERNESTO DA SILVA
ANA CRISTINA MACHADO DA SILVA
LUCÉLIA RIBEIRO DANTAS