Marisa Trindade

Próximo sábado, dia 08 de novembro, a cidade de Parelhas comemora 82 anos de emancipação política. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal prepara uma programação especial, em praça pública, com apresentações de várias bandas musicais.

O evento, que contará com a presença do prefeito, dos secretários e dos vereadores da cidade, acontecerá na Praça Arnaldo Bezerra. "Queremos que toda a população venha comemorar conosco", convida a Secretária Municipal de Educação, da Cultura e dos Desportos, Ildelita Roque.

Na ocasião também serão entregues os troféus aos diretores das escolas vencedoras dos jogos escolares da cidade, que acontecem até o dia 07. As 580 medalhas estão sendo distribuídas aos atletas no decorrer dos jogos, que tiveram início no último dia 30 de outubro, no Ginásio de Esportes Ovídio Dantas. "A comemoração será simples, mas bastante significativa", diz Ildelita.

A emancipação política refere-se à independência conquistada pelo município. Até o ano de 1926 Parelhas era administrada por Jardim do Seridó. Somente em 08 de novembro do mesmo ano a cidade tornou-se independente, com a realização das primeiras eleições dezoito dias após esta data. Porém, a elevação de Vila à categoria de Município só ocorreu quase um ano depois, em 22 de outubro de 1927.

Texto: Marcos Dantas