O presidente do Senado, Garibaldi Filho, anunciou há pouco que decidiu afastar do cargo o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais. Para o lugar dele foi nomeado o consultor legislativo do Senado Luiz Fernando Bandeira de Mello.

Garibaldi afirmou que Cascais "não se mostrou à altura do desafio". Além disso, justificou sua decisão lembrando que Cascais elaborou um enunciado que foi alvo de condenação do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

Ao mesmo tempo, o presidente do Senado constituiu uma comissão, com três integrantes da Casa, para atender à reclamação do procurador-geral. Isso significa, na expressão de Garibaldi, que "todas as deliberações já tomadas serão revistas de acordo com a decisão do procurador".

A comissão terá poderes para acrescentar novos casos de demissão, levando em consideração a reclamação do procurador da República.

Dentro de 72 horas, a nova comissão fará o exame de todos os casos pendentes sobre nepotismo no Senado. A decisão da Mesa sob número 07/08, que aprovou o Enunciado nº 13 da Advocacia do Senado sobre contratação de parentes de senadores e chefes do Senado, será anulada pelo presidente Garibaldi Alves, "ad referendum" da Mesa.

- O enunciado do Senado não existe mais. O que existe é a reclamação feita pelo procurador-geral da República. Faça-se Justiça. Cumpra-se a lei - afirmou.

O senador não quis responder a perguntas dos jornalistas.