Praticamente toda a atual bancada de vereadores da Câmara Municipal de Natal está na lista dos mais lembrados pela população nesta quarta rodada de pesquisa da Certus/Diário de Natal. Os quatro vereadores melhores colocados na pesquisa da Certus divulgada semana passada permanecem no topo da relação, apenas com a ordem alterada. O jornalista e apresentador de TV Paulo Wagner (PV), antes em segundo lugar com 2,86% dos votos, agora lidera as intenções de voto com 3,25%. O vereador candidato à reeleição, Hermano Morais (PMDB) passou de quarto, com 2,43%, para segundo, agora com 2,63% dos entrevistados. O presidente da Câmara, Dickson Nasser (PSB) continua seguro na terceira colocação, mas diminuiu de 2,57% para 2,13% o percentual de votos. O vereador Adão Eridan (PR) deixou a liderança e os 3,29% para ocupar o quarto lugar com 2% das intenções de voto. A pesquisa está registrada no 3 Cartório Eleitoral e protocolada sob o nº 59613/2008.

No quinto posto aparece o ex-secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa (PRB), com 1,88%. Na pesquisa passada, Raniere também foi bem lembrado e ocupou a nona colocação, com 1,14%. A surpresa desta nova lista foi o nome do vereador Aquino Neto (PV) na sexta posição. Na última pesquisa o vereador sequer foi lembrado entre os 34 nomes da lista. Aquino Neto aparece agora com 1,63% dos votos. O vereador Fernando Lucena (PT) vem em seguida com 1,38%. Na pesquisa passada o parlamentar petista ocupava apenas a vigésima primeira posição. Lucena aparece empatado com o vereador Júlio Protásio (PSB) e o líder comunitário Ubaldo (PV). Este último também não havia sido lembrado na pesquisa da semana passada. Os vereadores Aluisio Machado (PSB), Edivan Martins (PV) e o professor Luiz Carlos (PV) estão empatados com 1,25% das intenções de voto. O percentual de eleitores indecisos quanto à escolha para vereador ainda é alta. Semana passada o índice somava 41,43%. Nesta quarta rodada da pesquisa o número é de 33,63%. Os votos nulos ou brancos aumentaram de 7,57% para 10,13%.

A variação de alguns nomes de vereadores ressalta mais uma vez a volatilidade das pesquisas de intenções de voto para vereador. Geralmente candidatos possuem redutos eleitorais e aparecem melhores colocados conforme as visitas domiciliares do entrevistador nestes locais. Os vereadores são eleitos pelo povo, por voto direto e secreto. Se o prefeito vence quem tiver mais votos, o sistema de votação para vereador é diferente. As vagas da Câmara são preenchidas proporcionalmente ao número de votos obtidos pelos partidos ou coligações. Essas vagas são ocupadas pelos candidatos mais votados. O Guia das Eleições do Tribunal Superior Eleitoral lembra que o voto sempre vale, em primeiro lugar, para o partido, por isso o eleitor deve estar atento, também, ao partido do seu candidato.

Assim como para a pesquisa de intenção de voto para prefeito, divulgada na edição de ontem do Diário de Natal, a Certus também realizou 800 entrevistas domiciliares nas quatro zonas de Natal para colher a amostragem da opinião popular para vereador.

Sérgio Vilar