A cinco dias da eleição, o empresário Ademar Ferreira (PSB) aparece liderando a sucessão municipal caraubense. É o que diz a última pesquisa realizada em todo município pelo Instituto Item Pesquisas Técnicas do RN/GAZETA DO OESTE. Ademar lidera aparecendo em primeiro com 46.2% de intenção de votos, em pergunta única e estimulada para prefeito, contra 44% do atual prefeito Eugênio Alves (PR). A diferença é de 2.2%. Os indecisos, junto a branco ou nulo, somaram 9.8%.

A pesquisa está registrada sob o número 36000085/2008, no Fórum Municipal Teotônio Neves de Brito, de Caraúbas, no dia 25 deste mês.

O instituto ouviu 688 eleitores nos dias 23 e 24 de setembro nas zonas urbana e rural. Na cidade, os 381 questionários foram aplicados nos bairros Leandro Bezerra, Nestor Fernandes, Guido Gurgel, Alto São Severino, Sebastião Maltez, Haroldo Maia, Nicó Fernandes, Rocinha e Centro. Na zona rural, os 307 questionários foram aplicados em Mirandas e arredores, Morada Nova, 1º de Maio, Petrolina, Santa Clara, 8 de Março, Esperança, Fortaleza, Abderramant e arredores, Jacu, Cacimba do Meio, Cachoeira, Cachoeira de Baixo, Igarapé, Santo Antônio e arredores, São Geraldo, Apanha-Peixe, Fortuna, Xique-Xique, Marrecas, Boa Água, Cachoeirinha e Mariana.

Rejeição - Ademar Ferreira também aparece melhor que Eugênio no quesito rejeição. 22.5% dos eleitores rejeitam o candidato do PSB enquanto 23% não votam de jeito nenhum em Eugênio Alves. 7.2% não quiseram opinar e os demais preferiram apontar outros políticos ou disseram não ter rejeição a nenhum dos dois.

Voto cristalizado - A pesquisa perguntou aos eleitores se essa intenção de votos é definitiva para obter o grau de cristalização do voto. 90.5% dos entrevistados garantiram que não mudam mais de candidato. 7.5% disseram que pode mudar e 2% não quiseram opinar sobre o tema.

Administração - A gestão do prefeito Eugênio Alves, candidato à reeleição, foi aferida pela pesquisa.

35% dos eleitores consideraram ruim ou péssima.
A administração municipal é considerada regular por 26.5%.
38.5% consideram boa ou ótima.

O eleitorado - O instituto Item aplicou em Caraúbas o perfil do eleitorado a partir dos dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cruzando com as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na faixa etária foram ouvidos 26.8% de eleitores na idade entre 16 e 25 anos, 35.8% entre 26 e 35 anos, 16.8% de eleitores entre 36 e 55 anos, e 20.6% a partir de 56 anos.

55% dos eleitores ganham até dois salários mínimos, 22.9% entre dois e cinco, 5.9% mais de cinco salários mínino e 16.2% não possuem renda definida.


O instituto Item Pesquisas Técnicas tem vinte anos de trabalho no mercado do Rio Grande do Norte e Paraíba. É filiado à Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). Com experiência e possuidor de modernos programas de tabulação e estatística, o Item é conhecido como o instituto que garante a menor margem de erro do Rio Grande do Norte.