Os juízes eleitorais das zonas do interior do Rio Grande do Norte começaram a julgar os mais de 700 pedidos de impugnação de registros de candidatura, a grande maioria pelo fato dos candidatos estarem na lista negra do Tribunal de Contas do Estado e da União. Ao menos três já tiveram os pedidos de registros negados pela Justiça Eleitoral.

Em Areia Branca, a juíza eleitoral Ana Cláudia Secundo da Luz, decidiu não conceder registro de candidatura ao médico Lair Solano, candidato a prefeito no município de Tibau. Cassou também o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito Expedito Leonez, candidato a vereador no município de Areia Branca.
No caso de Lair Solano, este foi impedido de continuar no pleito de Tibau porque, quando prefeito do município de Patu, teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Expedito Leonez, quando prefeito do município de Areia Branca, também foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado. Os dois estão na lista negra do TCE.

Já em Campo Grande, o juiz Witemburgo Gonçalves de Araújo, atendendo o pedido do promotor eleitoral Fausto F. de França Júnior, não permitiu a continuidade da candidatura de Tássio José Gurgel Veras, da Coligação Solidária a Vontade do Povo, composta pelos partidos PR, PP, PT do B, DEM, PMN e PSB. Mas o motivo não estava exatamente em Tássio José.

Na verdade, a coligação foi impedida de concorrer na disputa para prefeito porque o candidato a vice-prefeito, no caso Franciene Pedro Fernandes Pimenta, é filho do atual vice-prefeito de Campo Grande, Francisco Fernandes Pimenta, que foi eleito para o cargo, inicialmente, em 2000 e reeleito em 2004. Sendo assim, a Legislação Eleitoral proíbe que qualquer parente dele seja candidato em 2008 ao cargo de prefeito ou vice.

Além destes pedidos de impugnação de registros de candidatura, tanto em Areia Branca como Campo Grande, existem vários outros aguardando julgamento. Em Areia Branca, um exemplo vem do município de Grossos, onde o candidato a prefeito Johson Criecer tem pedido de impugnação de registro de candidatura.
Em todo o Rio Grande do Norte, são mais de 700 pedidos. A Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral, disse que os juízes eleitorais das Comarcas têm até 16 de agosto para julgar os processos, muitos já concluídos e somente aguardando julgamento. Na região Oeste, o município de Almino Afonso é o que tem mais processos (48) para avaliação da Justiça Eleitoral.

No Vale do Açu, o destaque fica com a Comarca de Macau, onde foram protocolados 33 pedidos de impugnação de registros de candidatura. A Comarca do município também cobre o município de Guamaré, onde três dos quatro candidatos a prefeito estão com pedidos de impugnação de registros de candidatura. E o que não está com pedido de impugnação, está com problemas de filiação partidária. fonte: de fato