O "Setembro Dourado", em alusão à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, será lançado pela Prefeitura do Natal nesta sexta-feira (06/09), às 10h, no palácio Felipe Camarão. Com o propósito de alertar a população sobre a doença, assim como a importância do diagnóstico precoce e a grande chance de cura, a campanha terá, nesta solenidade, além de autoridades, a presença também de pacientes, acompanhantes, voluntários e colaboradores da Casa Durval Paiva.

A Secretaria de Comunicação (Secom), da Prefeitura, apresentará campanhas publicitárias que serão divulgadas em veículos de comunicação e redes sociais, além de outros órgãos municipais estarem com várias ações em prol da campanha. Algumas delas já tiveram início, como é o caso do CRAS Felipe Camarão, que teve programação na terça-feira (03/09). A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por sua vez, faz a iluminação especial do Viaduto Estaiado e da fachada do Palácio Felipe Camarão.

Até o dia 30 deste mês, várias ações serão realizadas também em escolas, praças, áreas de lazer, unidades de saúde, paradas de ônibus e estações de trens, através de trabalhos desenvolvidos pelas secretarias de Saúde, Educação, e Trabalho e Assistência Social de Natal, além do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GAAC, da Casa Durval Paiva e da Liga Contra o Câncer.

CÂNCER INFANTO-JUVENIL

A doença é considerada uma patologia rara que apresenta características distintas, especialmente em relação à histopatologia e ao percurso clínico. Ela faz parte de um conjunto de doenças agressivas, com curtos períodos de latência e que se proliferam rapidamente. Entretanto, se houver um diagnóstico precoce e tratamento rápido, as chances de cura podem chegar a 80%.

Alguns pontos são considerados fundamentais para o sucesso da campanha, como por exemplo, mobilizar entidades públicas em prol do diagnóstico precoce, sensibilizar e apresentar a sociedade em geral alguns sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil e a divulgação em massa das medidas para obter o diagnóstico precoce.

SINTOMAS

Pais e/ou responsáveis precisam estar atentos a certos sintomas que as crianças e adolescentes podem apresentar, como palidez, dor óssea, hematomas ou sangramentos pelo corpo, caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e não acompanhados de febre ou outros sinais de infecção, perda de peso sem causa aparente, febre e sudorese noturna, tosse persistente ou falta de ar.

Outras situações que também sinalizam para a doença são: alterações oculares (reflexo branco na pupila, estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos), inchaço abdominal, dores de cabeça, especialmente se forem incomuns e contínuas, além de vômitos recorrentes pela manhã ou com piora durante o dia, dores nos membros e inchaços sem qualquer sinal de infecção ou trauma.