A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, assegurou a conquista, junto ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, de apoio federal para a construção de mais 15 Creches (Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs) em Natal. A confirmação do Ministério da Educação se deu em audiência realizada na tarde desta quinta-feira (29), em Brasília, quando foram apresentados ainda pela Prefeitura projetos para construção de nove quadras esportivas de grande porte e quatro de pequeno porte, todas cobertas, nas escolas municipais de Natal. 

Durante a audiência, que contou com a participação dos secretários Vagner Araújo, de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional, Walter Fonseca e do vereador Ney Lopes Júnior, a prefeita de Natal fez uma apresentação das ações desenvolvidas pelo município na área de educação. "Procurei mostrar ao ministro a prioridade que temos dado à educação natalense, com destaque para educação infantil," informou a prefeita Micarla de Sousa. 
"Quando iniciamos nossa gestão em 2009 tínhamos estrutura de 22 CMEIs e atualmente já administramos 74 destas unidades educacionais, passando de 3 mil alunos beneficiados para atuais 13 mil estudantes", informou ao Micarla ao ministro. Os professores do município, explicou a chefe do executivo municipal, também são valorizados na atual administração. Atualmente o piso salarial nacional do professor é de R$ 1.187,00 e em Natal os professores recebem R$ 2.426,00, que é mais do dobro do piso, concluiu.
Fernando Haddad elogiou o esforço da Prefeitura em melhorar a educação, especialmente a educação infantil e o pagamento do piso salarial em dobro para os professores. "A população de Natal vai saber reconhecer o trabalho que a Prefeitura de Natal vem fazendo na defesa da educação infantil", destacou o ministro Haddad.
Projetos serão encaminhados ao Ministério
O secretário municipal de Educação (SME), Walter Fonseca, considerou a audiência bastante produtiva, pois o Ministério garantiu apoio para construção de outros 15 CMEIs. "Também vamos trabalhar para garantir construção de nove quadras de grande porte e quatro de pequeno porte, todas cobertas", informou Walter Fonseca. 
Walter explicou que técnicos da Secretária Municipal de Educação vão elaborar os projetos das 15 creches e quadras esportivas para serem encaminhados ao Ministério da Educação.  Na próxima semana, Walter Fonseca terá audiência no Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para dar encaminhamento aos projetos. 
Também participou da audiência o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Silva Balaban, que citou a necessidade de realizar adaptações na parte estrutural dos projetos de alguns CMEIs que estão em construção em Natal, o que será feito junto com a equipe técnica da SME.