Um modelo de VLT - Foto: Globo
Há muitos anos os moradores da capital vem sonhando com um transporte público de qualidade e com bons preços.

Os investimentos em transporte coletivo por ônibus e alternativo é bem mais visível do que em transporte ferroviário. O modelo férreo existente é barato, porém, não oferece agilidade e nem conforto para os passageiros. 

Uma alternativa a esse transporte é a inserção de um modelo mais confortável e leve. Esse modelo existe e chama-se VLT (Veículo Leve sobre Trilho). O VLT é um metrô de superfície ou simplesmente um trem mais leve que o convencional e que pode ser utilizado com uma infraestrutura de linha férrea já existente, ou seja, pode substituir o atual trem que administrado pela CBTU ou STU – Superintendência de Trens de Urbanos de Natal.


A boa notícia veio através do diretor do DER, Demétrio Torres, que comunicou esta semana que o RN fora incluído no PAC Mobilidade Grandes Cidades, que é um programa do Governo Federal que integra o atual PAC 2. O Governo conseguiu ser selecionado e os investimentos serão na ordem de R$ 130 milhões e serão aplicados no referido sistema VLT. A primeira etapa do projeto, utilizará este investimento para contemplar a construção de um VLT no percurso entre o Bairro da Ribeira e o Município de Extremoz.

É uma boa notícia para os usuários do transporte que pagam ao em torno de 0,50 pelo trajeto e terão mais conforto. Esperamos que o valor não altere ou não fique inviável.

Sem dúvida, quem assistia o horário político e via Miguel Mossoró falando de um metrô de superfície em Natal ficou surpreso com essa boa notícia. E sem dúvida, também, é um avanço no transporte público da capital que sofre há décadas com a superlotação e falta de infraestrutura adequada.

Aguardemos