A educadora, Diretora e principal mentora da Escola Doméstica de Natal há 65 anos, Noilde Pessoa Ramalho, faleceu neste sábado, dia 25, vítima de um edema pulmonar.

Noilde estava em um cruzeiro pela costa brasileira, quando se sentiu mal e teve que ser levada à um município de Santa Catarina.
 

Teremos mais informações logo mais.

Noilde Ramalho, nasceu em Nova Cruz, em 1920; Foi um símbolo vivo de um modelo educacional, a Escola Doméstica de Natal (ED).


Durante muitos anos, a ED foi dirigida por diretoras estrangeiras e Noilde Ramalho, como diferencial, trouxe um modelo mais adaptado ao Brasil.
Foto: Escola Doméstica

Muitas foram as realizações da Educadora Noilde. Criou um Teatro Escola com uma capacidade para mais de 200 pessoas, fundou a Associação das Ex-alunas, Construiu um complexo esportivo com ginásio coberto, quadras de basquete e vôlei, piscina e pista de atletismo, nas quais foram referência no esporte potiguar. Construiu o Centro e Ciências Juvenal Lamartine, a Biblioteca Auta de Souza.

O respeito e reconhecimento à Noilde era tanto, que na passagem da tocha dos jogos Pan-Americanos, por Natal, ela foi uma das convidadas à carregá-la durante o percursso.

Uma das mais recentes contribuições para a educação, foi a criação da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN, hoje referência em educação no estado, com renomados professores doutores e mestres.
  
Com informações do Blog do Willen Moura

Continue lendo as últimas Notícias do RN
Deixe seu Comentário ou Mensagem