Foto: Philipe Salvador

Na madrugada desta segunda-feira (1º), um avião da companhia aérea Air Europa enfrentou uma forte turbulência, resultando em pelo menos 30 feridos. O voo, que ia da Espanha para o Uruguai com 325 passageiros a bordo, teve que realizar um pouso de emergência no Aeroporto de Natal.

De acordo com a Zurich Airport Brasil, operadora do Aeroporto de Natal, a solicitação de pouso de emergência foi feita às 2h32. Inicialmente, a Zurich havia informado que o voo partiu da Holanda, mas corrigiu a informação em seguida: o voo saiu da Espanha.

Em nota, a Air Europa explicou que o desvio para Natal ocorreu "devido à intensidade da turbulência e por razões de segurança".

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano relatou que atendeu ao menos 30 passageiros de várias nacionalidades. Segundo o Samu, mais de 10 desses passageiros foram encaminhados ao hospital.

Os médicos informaram que os pacientes sofreram impactos na cabeça durante a turbulência, apresentando fraturas na cervical, lesões faciais e dores no tórax.

A companhia aérea detalhou que sete passageiros sofreram lesões de diferentes graus, além de um "número indeterminado de pessoas com pequenas contusões". Os feridos foram encaminhados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O voo, que partiu de Madri (Espanha) com destino a Montevidéu (Uruguai), não tinha paradas programadas em Natal.

A Zurich Airport Brasil declarou que o pouso de emergência foi necessário devido à turbulência, "exigindo apoio médico para alguns passageiros, que foram levados à unidade de saúde mais próxima para atendimento".

A aeronave envolvida era um Boeing 787-9 Dreamliner.

Imagem: Creative Commons - Hackert


SESAP emite NOTA

Natal (RN), 1° de julho de 2024.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Norte, realizou a remoção de 30 pessoas que estavam no voo que fazia o trajeto entre Madri e Montevidéu e realizou pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Natal na madrugada desta segunda-feira (1°). O SAMU RN foi acionado pela concessionária que gere o aeroporto e atendeu a ocorrência com 15 ambulâncias, com apoio de unidades do SAMU Natal, do Corpo de Bombeiros e do próprio aeroporto. Os passageiros foram avaliados e encaminhados a hospitais na capital, em sua maioria para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.