Imagem: Gustavo Brendo

Moradores do conjunto Village de Prata, localizado na região do Planalto, Zona Oeste de Natal, realizaram um bloqueio na saída dos ônibus do terminal do bairro na manhã desta terça-feira (8). O protesto foi realizado contra a redução da frequência da linha 33-A.

O bloqueio teve início por volta das 5h30. Segundo os moradores, com o retorno das linhas circulares 585 e 587, que voltaram a atender o conjunto na segunda-feira (7), a linha 33-A passou a não atender mais a população durante o dia, circulando pelo conjunto apenas no início da manhã e à noite.

Os moradores também estão reivindicando que outras linhas que atendem o bairro também sejam estendidas até o conjunto. Após negociação com o gerente de operações do terminal, os manifestantes liberaram a passagem dos veículos pouco depois das 7h.

Na reunião entre moradores e representantes das empresas, ficou acordado que a linha 33-A voltará a circular pelo conjunto durante o dia. Uma nova reunião será realizada na próxima sexta-feira (11) para discutir o atendimento de outras linhas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o número de viagens no Village de Prata aumentou de 7 para 36 na segunda-feira (7). Com os ajustes feitos para esta terça-feira, o total subiu para 37 viagens, com 5 na linha O-33A, 11 na linha 585 e 20 na linha 587. A linha O-33A atenderá das 05h20 às 06h15 e a partir das 19h. Em outros horários de menor demanda, as linhas 585 e 587 assumirão o atendimento.

A STTU informou que continua monitorando e fazendo ajustes na operação. A prefeitura lamentou o bloqueio da garagem e reiterou a disposição para dialogar com a comunidade do Village de Prata e outras áreas da cidade.