Imagem: Elpidio Junior

Quem nunca ouviu aquelas palavras que são ditas por alguns participantes de concurso de "chutar" ou "cravar" as respostas das questões em uma única alternativa para ver se consegue passar? Então. Parece que no concurso da Câmara Municipal de Natal funcionaria, afinal a prova para o cargo de Assistente Legislativo Geral do concurso do último domingo (18) teve 20 questões consecutivas com opção "A" como resposta correta.

Esse fato inusitado e "estranho" fez com que, após uma reunião, a banca organizadora, representantes da Casa Legislativa e o Ministério Público entrassem em um consenso para a reaplicação.

No último domingo (18), ocorreu o concurso da Câmara Municipal de Natal, com destaque para a prova do cargo de Assistente Legislativo Geral, que oferecia 12 vagas para candidatos com diplomas de qualquer curso superior. Entretanto, essa prova específica levantou suspeitas devido à sequência de respostas idênticas no gabarito de Conhecimentos Gerais. As demais provas não serão refeitas.

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) foi responsável pela elaboração da prova, e a suspeita de falta de isonomia no certame causou perplexidade inicialmente tanto nos candidatos como na própria Câmara. Diante dessa situação, foi convocada uma reunião de urgência.

A nova data para a realização da prova ainda não foi definida, mas a comissão organizadora informou que em breve será divulgado um novo cronograma. A intenção é oferecer uma nova oportunidade de avaliação aos inscritos em relação a essa prova questionada. Aqueles que não puderem participar por algum motivo poderão solicitar o reembolso da taxa de inscrição.

Segundo o assessor jurídico da Funcern, Kleiton Protássio, as provas foram elaboradas corretamente, mas uma "falha humana" resultou na sequência de respostas iguais no gabarito de Conhecimentos Gerais para o cargo de Assistente Legislativo Geral.

O gabarito em questão chamou atenção dos candidatos devido às 20 questões consecutivas com a opção "A" como resposta correta. Vale ressaltar que o concurso contou com outras 18 provas diferentes para diferentes cargos de nível médio e superior.