Imagem: reprodução Instagram Vini Jr.

Na tarde de ontem, quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto Vini Jr, com o objetivo de combater atos racistas nos estádios de futebol da cidade. Essa medida tem sido adotada em várias cidades do país devido aos ataques direcionados a atletas brasileiros, dentro e fora dos campos, em diferentes partes do mundo.

O projeto ganhou destaque devido às ofensas direcionadas ao atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid. No dia 21 de maio deste ano, ocorreu o caso de maior repercussão, quando o jogador brasileiro foi chamado de "macaco" pela torcida do Valência durante uma partida válida pelo campeonato espanhol.

Na Câmara Municipal de Natal, o debate em torno do projeto foi centrado em sua natureza educativa, buscando garantir que os eventos esportivos realizados nas praças e estádios do município sejam pautados pelo respeito e pela cidadania de todos os envolvidos.

O projeto de lei 376/2023, intitulado "Vini Júnior", de combate ao racismo nos estádios, é de autoria do vereador Robério Paulino (PSOL).

Entre as principais características do projeto estão a promoção e realização de campanhas educativas nas praças esportivas e, principalmente, em meios de comunicação de grande alcance, além do desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao atendimento das vítimas.

Outro aspecto do projeto é a possibilidade de interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou manifestação comprovada de conduta racista, sem prejuízo das sanções previstas no regulamento da competição e na legislação desportiva.

Após ser aprovado em duas discussões, o projeto será encaminhado para a sanção do prefeito de Natal, Álvaro Dias.