Uma denúncia enviada por um leitor do Notícias do RN gera revolta no estado e em familiares de pacientes que esperam por um leito de covid-19. Está faltando insumos em pelo menos 3 importantes hospitais. Giselda Trigueiro, Hospital regional de João Câmara e Hospital Colonia Dr. João Machado. As unidades hospitalares estão negando pacientes no sistema de regulação estadual e ainda não se sabe a verdadeira dimensão do problema e se atinge outras instituições de saúde.    

Acontece que a dinâmica de aceitação em tais leitos é realizada pela regulação do estado, o REGULA RN, e recentemente o Notícias do RN apurou que, de fato, vários hospitais tem negado pacientes e a justificativa é sempre a mesma: "falta insumos"

Morte Iminente - Pacientes à "mingua"

Em resumo, mesmo depois da divulgação de grandes investimentos por parte do governo para combater a infecção por SARS-CoV-2, onde foi anunciada a abertura de leitos e afirmava ser o estado do Rio Grande do Norte preparado para enfrentar esta pandemia, na prática parece que a história está sendo diferente e os pacientes estão novamente sofrendo com a espera de vagas para tentarem se salvar.  

Insumos

Segundo nos foi apresentado, os insumos em falta são principalmente os que possibilitam a realização da gasometria (que é um exame importante para analisar o oxigênio no sangue) e máscaras de oxigênio.

Cadê o dinheiro?

Em épocas onde a CPI da covid tentara explicar os gastos do Consórcio nordeste,  a pergunta que fica "pairando no ar" é: Onde está o dinheiro que foi alardiado que salvaria o estado da escassez de leitos? 

Nota do Notícias: Onde está o dinheiro não sabemos, o que sabemos é onde ele não está, ou seja, não está nos insumos. Espero que a situação se resolva o quanto antes para evitarmos uma nova onda de mortes.

Tentamos entrar em contato com a impressa, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.