Foto Ilustrativa

Um silêncio ensurdecedor toma conta do Estado do Rio Grande do Norte, desde que foi descoberta a fraude no concurso da Polícia Civil do RN.

Apesar da imprensa local alardear, juntamente com as notas ensaiadas das instituições envolvidas de que, não houve fraude, uma vez que ela foi evitada pela “equipe técnica especializada” e que não houve qualquer prejuízo a lisura do certame, não é isso se vê.

Segundo apurou o Notícias, o que houve, na verdade, foi o vazamento antecipado das provas, ou seja, os criminosos tiveram acesso aos 04 (quatro) tipos de provas e, ainda, a redação (discursiva).

O Alagoano preso em flagrante, afirmou categoricamente em seu depoimento que, os bandidos lhe perguntariam o tipo de prova e, posteriormente lhe passariam as questões e a redação. Foi isso que ocorreu no dia. Quando foi pego, o Alagoano já tinha acertado mais de 76% da prova, de acordo com o cartão de resposta recolhido no dia de sua prisão e que consta do inquérito.

Veja um trecho de seu depoimento:

Mas não para por aí, a equipe qualificada da FGV, a mesma que realiza o Exame de Ordem – OAB, só percebeu a fraude, mais de 2 horas após o inicio da aplicação, em virtude de um problema técnico no equipamento do candidato, ou seja, nenhum “ esquema de segurança” detectou a fraude. Foi o próprio candidato que, não teve sorte. Eis o depoimento do Fiscal: 

 

Além de tudo isso, há vários relatos nas redes sociais, dando conta, inclusive, de ruptura do lacre das provas.  

Como se não bastasse, a empresa descumpriu o seu próprio edital quando não coletou as impressões digitais para as provas de Agente e Escrivão de Polícia. Como se diz no popular “era a casa de mãe joana”.  

As instituições permanecem silentes. O Ministério Público abriu Procedimento de Investigação Criminal – PIC, mas até a presente data nenhuma informação foi divulgada, assim como a grande imprensa não se interessa pelo tema. 

A classe Política do RN, como sempre, só querem surfar em ondas que rendam holofotes. Nada de brigar pelo que é justo, pelo que é legitimo e, pelo que é desejo da sociedade.

Enquanto isso, milhares de candidatos assistem, sem acreditar, nas aberrações e descumprimentos da banca.

A máquina, sabe trabalhar quando quer!

Nos resta esperar e torcer para que esses criminosos, sejam somente "ladrões de galinha", como tentam nos passar e não membros de facções que se utilizam deste tipo de fraude, para infiltrar seus membros nas forças de segurança.

Segundo as fontes do Notícias, a prisão do candidato e de um homem em Recife é só a ponta do Iceberg.  

Para dar total lisura ao certame, o correto seria a reaplicação das provas, as expensas da banca. 

Com a palavra a Polícia Civil, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Governo do Estado.