Top Ad 728x90

19 de outubro de 2020

A "micareta" de Rivelino em Patu




No fim de semana a "passeata do 15", como os munícipes daquela cidade chamaram a movimentação política em prol da candidatura à reeleição do atual prefeito Rivelino Câmara, poderia ser mais uma aglomeração política quanto tantas que estão sendo realizadas pelo Brasil, no entanto, vários vídeos que circulam pela internet e inclusive enviados para este veículo de imprensa mostram cenas surpreendentes. 

A passeata, que atraiu uma multidão, virou uma verdadeira "micareta" (entre aspas para significar apenas uma analogia). Isso aconteceu porque é possível muito bem ver paredões que mais pareciam trios elétricos e cordas para conter e proteger uma parte das pessoas que aglomeravam, bebiam e dançavam músicas da campanha em rítimo de axé ou samba reggae e eram animadas por um locutor.

Os "Showmicios" são proibidos

As cenas vistas nos vídeos e relatadas por patuenses assemelham-se ao que chamamos de "showmicio" que é uma movimentação política com artistas para chamar a atenção e conquistar mais votos, afinal, no interior, ninguém gosta de ficar do lado de quem perde e os políticos fazem de tudo para mostrarem-se mais imponentes.

Embora não seja exatamente um showmicio o que aconteceu em Patu, vale lembrar que a realização deste tipo de evento em campanhas eleitorais foi proibida em 23 de maio de 2006, com a sanção da Lei n.º 11.300, de 10 de maio de 2006. Esta lei também proibiu o uso de painéis e distribuição de brindes durante campanhas. 

Coronavírus: Imagens das aglomerações neste ano de eleição é impactante

Independentemente da discussão política, imagens como essas vistas em Patu causam impacto muito grande pelo fato de estarmos vivendo um processo complicado de Pandemia e se faz necessário distanciamento social. Não só na terra serrana mas em outras partes do Brasil se repete a aglomeração de maneira tal que muitos aparentemente esqueceram que existe coronavírus e saem às ruas muitas vezes sem máscaras ou qualquer proteção. É preciso ter consciência. Saber participar de eventos políticos com proteção e distanciamento social é muito importante.   

Micareta serviu para mostrar a liderança de Rivelino?

Ao término dos eventos o "zumzumzum" na cidade foi o mesmo: "Deu muita gente", outros diziam: Não!! a do outro lado foi maior. Opositores questionavam: E é showmicio? até teve quem arriscasse dizer o de sempre: "É tudo gente de fora". 

Se essa "micareta" toda serviu para mostrar a liderança de Rivelino isso ainda não podemos afirmar mas que essa passeata assemelhou-se ao que podemos considerar perto do que seria um showmicio isso sim. Seria um showmicio light(sem artista). Poderíamos batizar o evento de "CarnaRive Patu" O carnaval fora de época do prefeito. 

Esperemos os resultados da eleição para saber qual será o futuro daquela terra:

Veja um vídeo enviado para nossa equipe:


0 Comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90