Após análise e elaboração de parecer pela Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Parnamirim, o Plano de Mobilidade Urbana do município foi votado e aprovado por unanimidade vereadores durante as sessões ordinárias de nº 109 e 110, realizadas na manhã desta quarta-feira (24). Agora, o projeto de lei nº 050/18 segue para sanção do executivo.

O parecer da Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, presidida pela vereadora Ana Michele (PT) e composta pelos demais vereadores Binho de Ambrósio (SD) e Fativan Alves(PSDB), foi positivo quanto a elaboração do projeto final e deu sequência ao trâmite de votação.

Após a aprovação do texto, a presidente da comissão ressaltou a importância da votação, "Precisamos dar visibilidade a este momento histórico de Parnamirim, pois a iniciativa e a elaboração do próprio Plano constituem um salto gigante na política de mobilidade urbana na nossa cidade. O simples fato dele abrir discussões acerca de temas como a urbanização do centro, a situação das feiras livres, as questões de acessibilidade e o sistema de transporte público já são, sumariamente, um grande avanço", destacou a vereadora Ana Michele.

A vereadora Professora Nilda, aproveitou o momento da votação para justificar seu voto favorável, "Este projeto é de grande importância para a mobilidade urbana do município de Parnamirim. Acredito na análise da comissão desta casa sobre o projeto e isso significa dizer que este plano foi muito bem assessorado tecnicamente, por isto meu voto é sim, em nome da população parnamirinense", frisou Nilda.

Plano finalizado em 2017

O Plano de Mobilidade Urbana do município – o PlanMob, é uma iniciativa do poder executivo municipal e foi finalizado em dezembro de 2017 após a realização de uma série de audiências públicas e discussões com moradores e representantes populares. Assim que foi finalizado, o PlanMob foi encaminhado à Câmara Municipal em maio deste ano, através do Projeto de Lei nº 050/2018, para passar por análise de uma comissão responsável e ter um parecer favorável à votação pela casa legislativa.

Dentre as ações previstas no plano estão a criação de ciclovias e ciclofaixas, modificações necessárias em marginais, reduzir os impactos decorrentes do uso excessivo do automóvel, como acidentes, e capacitar os agentes envolvidos na gestão da mobilidade, além de promover a gestão participativa da mobilidade urbana.