Para comemorar o Dia do Dentista, foi realizada nesta quarta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Natal, uma sessão solene em homenagem à categoria. O Decreto Legislativo que concedeu a deferência é de autoria da vereadora Carla Dickson (PROS) e do vereador Paulinho Freire (SD). Durante a solenidade aconteceu a entrega da Comenda Clemente Galvão aos nomes que se destacam no setor, além de uma placa comemorativa ao Conselho Regional de Odontologia pelo transcurso de seus 50 anos.

25 de outubro comemora-se o Dia do Dentista. A título de curiosidade, a data foi instituída pelo Conselho Federal de Odontologia e remete ao mesmo dia do ano de 1884, quando foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Atualmente, atuam no Rio Grande do Norte, aproximadamente, 8 mil profissionais, entre dentistas, técnicos e auxiliares. 

O vereador Paulinho Freire disse que o Legislativo natalense tem o dever de reconhecer dentistas que oferecem relevantes serviços à sociedade através do exercício da profissão. "Assim, estamos aqui reunidos para celebrar personalidades marcantes da odontologia de diversas áreas: universidades, órgãos de classe, saúde pública e privada. Um dos objetivos do nosso mandato é fortalecer diversos segmentos profissionais, valorizar a memória e destacar para a comunidade a importância de construir conhecimentos", afirmou o parlamentar. 

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Carla Dickson, que também é dentista, falou que é preciso olhar para a profissão não apenas como um ofício, mas como uma missão. "Que voltemos a jurar compromisso, fidelidade e respeito ao ser humano, que consigamos, ao longo de mais décadas que virão um acréscimo de compaixão, que firmemos, hoje ao receber essa comenda, o compromisso de levar um sorriso digno à boca de tantas pessoas que são vítimas da assombrosa desigualdade social de nossa nação".

"Este prêmio significa o reconhecimento da Casa do Povo a um trabalho muito sério feito pelos profissionais da Odontologia que atuam na capital potiguar. Quero compartilhar com todos", declarou Gláucio de Morais e Silva, presidente do Conselho Regional de Odontologia, ao receber a placa comemorativa do cinquentenário da instituição. 

De acordo com o secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia, Eimar Lopes de Oliveira, a solenidade representa um momento importante para a classe. "Temos orgulho de saber que os odontólogos potiguares estão entre os melhores do país. Deixo registrado meus parabéns, especialmente, para aqueles que cuidam da saúde bucal dos natalenses".

Por: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo