Resultado de imagem para medicamento biológico
Imagem: Divulgação
O Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) produzirá cinco medicamentos biológicos, por meio de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) assinada com o Ministério da Saúde na última quinta-feira, 08, durante a 12ª reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS). Outros três laboratórios públicos e sete empresas privadas também firmaram a PDP, que irá diminuir o custo dos medicamentos e incentivar a produção nacional.

Os cinco medicamentos já fazem parte do rol de fármacos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São eles: adalimumabe e infliximabe (artrite reumatoide); samatropina (hormônio do crescimento); filgrastima e Rituximabe (oncológico). De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente todos os biológicos representam 4% da quantidade distribuída pelo SUS e 51% do orçamento da compra.

Cerca de R$ 443 milhões serão investidos por ano pelo Ministério da Saúde para a transferência de tecnologia e aquisição dos medicamentos que, após o processo, serão produzidos pelos laboratórios parceiros. O prazo máximo para conclusão do projeto é de até 10 anos.

Por Marina Gadelha | Assessoria