Muito além da diversão, as telonas de cinema proporcionam conhecimento de maneira divertida e diferenciada. O FICI- Festival Internacional de Cinema Infantil, que teve início no último final de semana em Natal e segue até dia 1 de novembro, é o único do gênero no país. E, de segunda (26) a quinta-feira (29), das 10h as 14h30 o Festival assume o lado social com o projeto 'A Tela na Sala de Aula'.



Escolas da rede pública de ensino do Estado tem cinco, das sete salas do Cinemark, no Shopping MidWay Mall reservadas para o FICI com exibições exclusivas de filmes que renderão conhecimento e um bom bate-papo nas salas de aula. O projeto já beneficiou um milhão de crianças desde sua primeira edição em 2003.

O intuito dessa programação é oferecer filmes que sirvam ao professor como ferramenta de apoio à educação. Cada filme exibido possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por segmento escolar (da Educação Infantil ao Ensino Médio). As sugestões de atividades desses cadernos devem ser utilizadas para a reflexão sobre os filmes e fixação dos conteúdos pedagógicos.

É um convite para professores e alunos saírem da rotina e se divertirem juntos, descobrindo o que há de melhor em filmes infanto-juvenis.  E na volta à sala de aula, este "prazer pelo conhecimento" se prolonga através desta proposta de trabalho diferente, que parte dos comentários sobre o que foi visto no cinema para chegar aos objetivos do currículo escolar.

Realização possível devido a parceria das secretarias estaduais e municipais de educação de todas as cidades participantes do FICI: Rio de Janeiro, Niterói, Natal, Salvador e Aracaju. Vários projetos sociais foram convidados e participaram das sessões de cinema, entre eles estão: Viva Rio, Afroreggae, CUFA, Fundação Gol de Letra, ONG Bahia Acolhe, ACER – Ass. Apoio a Criança em Risco, GRAAC – Grupo de Apoio a Criança e ao Adolescente com Câncer, CEESD – Centro de Educação Especial Síndrome de Down, Centro de Educação Cultural Daruê Malungo, ONG Adolescer e ONG Passos do Saber.

Informações e agendamentos: tela.ficinatal@gmail.com
(84) 2010-5980/99657-4466 .M.a.p.a. Realizações Culturais