Natal

As oficinas pedagógicas, que ocorrem desde 2013 com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estarão em Natal (RN) de 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, em dois grupos: Turma 1 – 8h às 11h30; Turma 2 – 18h às 21h30. Podem participar professores atuantes na educação básica de todo o Rio Grande do Norte, tanto da rede pública, quanto da privada.


As atividades serão realizadas no Cemure - Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Av. Cel. Estevam, 3705 – Nossa Senhora de Nazaré) e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail sapef.def@gmail.com e telefones (84) 3232 8449 / 3232 3724. Na capital potiguar, as oficinas contam com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e também da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte.

As oficinas pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a projeto de ciênciasprodução de texto e produção audiovisual, que são as três modalidades da Obsma. As oficinas são pensadas como uma ação para sensibilizar professores de todo o Brasil, ao diálogo que pode haver entre a educação e os temas saúde e meio ambiente.

Em 2015, a equipe olímpica vai realizar doze oficinas pedagógicas em todo o Brasil e já esteve em Belo Horizonte (MG), Três Rios (RJ), Barcelos (AM), Novo Airão (AM) - http://www.olimpiada.fiocruz.br/oficinasAM - e na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no mês de julho, em São Carlos (SP) -  http://www.olimpiada.fiocruz.br/sbpc2015.

No ano passado o projeto das oficinas pedagógicas levou equipes multidisciplinares de profissionais a oito cidades: Petrópolis (RJ), Sobral (CE), Brasília (DF), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Niterói (RJ) e Rio do Sul (SC).

Olimpíada Fiocruz lança regulamento da 8ª edição

A equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), projeto educativo coordenado pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), escolheu o dia 21 de setembro, Dia da Árvore, para lançar o regulamento de sua oitava edição disponível no link: http://www.olimpiada.fiocruz.br/regulamento8obsma.

Professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizantes e de jovens e adultos (EJA) -, podem inscrever trabalhos nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências. As inscrições na 8ª Obsma começam em 19 de outubro de 2015 e vão até 29 de julho de 2016.

Podem ser enviados para avaliação, a cada dois anos, projetos desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula, que reflitam de forma crítica sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces com a educação e a ciência e tecnologia (C&T). Comissões regionais avaliam e escolhem os trabalhos que mais se destacam em todo o país para que sejam premiados e divulgados.

Assessoria