A Governadora Rosalba Ciarlini acompanhou um grupo de 200 alunos do projeto RN Vida em visita ao Estádio Arena das Dunas, na tarde desta quinta-feira (20). Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os vestiários, o salão, as arquibancadas e, claro, o gramado do Estádio que vai sediar quatro jogos da Copa do Mundo.
Os adolescentes não esconderam o entusiasmo, e registraram o momento com muitas fotos. “O estádio é bem legal; é muito maior do que eu pensava”, afirmou Carlos Eduardo da Costa, de 13 anos de idade, aluno da Escola Prof. Veríssimo. Carlos Eduardo contou que pretende ser jogador profissional e que um dia há de fazer muitos gols na Arena das Dunas.
Aluno da Escola Walfredo Gurgel, Gabriel Arthur da Silva, de 14 anos, também ficou impressionado com a grandiosidade do estádio. Ele adora futebol, mas seu forte mesmo é a copeira. Gabriel, que já pegou sua segunda corda, pratica o esporte duas vezes por semana no Centro Integrado de Esporte e Cultura RN VIDA, no CAIC Lagoa Nova.
O centro foi inaugurado em setembro do ano passado, e oferece a cerca de 700 alunos da rede estadual de ensino atividades voltadas ao esporte, música e artes. O RN Vida é um programa de enfrentamento às drogas do Governo do  Estado implantado em 2012, e ancorado em quatro eixos: prevenção, tratamento, reinserção social e repressão ao tráfico.
Segundo a diretora do programa, Sonali Rosado, 2013 foi um ano muito produtivo para o RN Vida, e, neste ano, as ações serão intensificadas. “Pelo menos 30 municípios potiguares já receberam a caravana do projeto e, neste ano, outras 30 cidades serão visitadas. O objetivo é levar adiante a importância da prevenção, orientando as famílias como proceder para manter os filhos longe das drogas e de sua principal porta de entrada: o álcool”, afirmou Sonali.
Importantes parceiros do projeto RN Vida participaram da visita à Arena das Dunas, como o prefeito de Carnaúba dos Dantas, Sergio Eduardo Medeiros; o secretário adjunto da Educação, Joaquim Oliveira; e o diretor da Comunidade Terapêutica Nova Aliança, Murilo Vieira do Amaral; dentre outros.
A Governadora Rosalba Ciarlini elogiou o RN Vida e explicou aos alunos a importância da realização da Copa em Natal. “Se a gente perdesse a Copa, perderíamos também a oportunidade de mostrar ao mundo nosso potencial, nossas gente, nosso Estado”, destacou Rosalba. A Chefe do Executivo Estadual relacionou ao Mundial importantes conquistas para os potiguares, como o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, obras de saneamento e mobilidade, incremento da atividade turística e, claro, a Arena das Dunas.
A visita realizada ao estádio cumpre uma promessa feita pela governadora durante a solenidade de renovação do protocolo de cooperação do RN Vida com o Serviço Social do Comércio, o SESC, no final de fevereiro. Na ocasião, vários alunos expressaram a vontade de conhecer a Arena, e a governadora prometeu realizar o desejo.
Fotos: Vivian Galvão
Assessoria