Publicidade:


De acordo com pesquisadores, a história da cidade de Mossoró sempre esteve fortemente ligada a Santa Luzia. Segundo o historiador Geraldo Maia, pode-se dizer que foi em função da Matriz de Santa Luzia que surgiu a cidade.

"Em 1772, o sargento-mor Antônio de Souza Machado e sua esposa Rosa Fernandes pediram permissão à Igreja para construir uma pequena capela na Fazenda Santa Luzia, de sua propriedade, em pagamento de promessa. A construção foi autorizada e no ano seguinte já foi inaugurada. A capela fica no mesmo local da Catedral de Santa Luzia", explica o historiador.

Geraldo Maia esclarece que a fazenda onde a capela foi construída passou a se chamar Fazenda de Santa Luzia de Mossoró, e de lá surgiu a Vila de Santa Luzia de Mossoró e, posteriormente, a cidade, onde o nome da santa foi retirado, permanecendo apenas a homenagem ao rio que banha a cidade.

Geraldo comenta que muito do início da história mossoroense se passa ao redor da capela que abrigou a imagem de Santa Luzia. Ele afirma que em 1779 foi adquirida, por Rosa Fernandes, diretamente de Portugal, a santa que até hoje é utilizada na procissão que encerra a festa, o que é muito simbólico para os fiéis.

O historiador afirma que Mossoró é uma cidade envolvida em grandes questões políticas, o que fez com que o vínculo com a imagem da santa fosse se perdendo e sendo esquecido. Ele relembra que hoje são muito mais nítidas para a população a imagem da resistência a Lampião e da abolição antecipada dos escravos do que a relação entre a Virgem de Siracusa e o nascimento de Mossoró, apesar de a santa ser padroeira da cidade. 

De acordo com informações de pesquisadores, oficialmente, a Festa de Santa Luzia começou a acontecer somente a partir de 1842, quando a capela de Santa Luzia foi elevada à categoria de Matriz, desdobrada da freguesia de Apodi."Santa Luzia foi proclamada padroeira de toda a diocese no dia 18 de novembro de 1984, no cinquentenário da diocese, pelo seu quinto bispo, dom José Freire de Oliveira Neto", afirma Geraldo Maia.



O MOSSOROENSE