A Governadora Rosalba Ciarlini assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do colégio Atheneu, em Natal, na manhã desta segunda-feira (25).

A solenidade de assinatura aconteceu na sede da escola e foi acompanhada por dezenas de estudantes, professores e gestores. A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, o adjunto da pasta, Joaquim Oliveira, a secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, a diretora da escola, Severina Targino e o engenheiro responsável pela obra - da MAR Engenharia - , Marcos Antônio Ribeiro, também estiveram presentes na cerimônia.


Após ser recebida pela banda marcial do colégio, a Governadora Rosalba Ciarlini ouviu as reivindicações dos alunos, que há alguns anos esperam pela reforma no prédio. Wihelm Medeiros, de 18 anos, comemorou a notícia. "Eu já vou deixar a escola no próximo ano, mas eu espero que os outros alunos que vão estudar aqui possam aproveitar toda essa estrutura que o Atheneu oferece.”

A Chefe do Executivo Potiguar falou sobre as reivindicações dos alunos. "Escutamos os pedidos e as preocupações dos estudantes aqui dessa escola, sabíamos das necessidades desse prédio histórico e então passamos a desenvolver um projeto para colocar em prática o que tanto queremos para a educação do nosso Estado. Nos queremos resgatar a história de sucesso que essa instituição carrega, e saibam que a esperança do futuro passa obrigatoriamente pelo caminho da educação", disse Rosalba Ciarlini aos estudantes presentes.


A secretaria Bethânia Ramalho lembrou que a educação é uma prioridade do Governo Rosalba Ciarlini. "A nossa Governadora não tem medido esforços para que o Rio Grande do Norte tome novamente o caminho da educação. Mas é importante lembrar que nós não trabalhamos sozinhos, precisamos contar com o apoio dos estudantes, que devem fazer sua parte, estudando e se dedicando".

A obra prevê a recuperação completa da estrutura da instituição educacional, incluindo a renovação da rede elétrica e da tubulação hidrosanitária.


Dentro do projeto idealizado pela secretaria de Educação está ainda a reforma do Ginásio de Esportes Silvio Pedrosa e a construção, no pátio interno, de uma área de convivência coberta, com cozinha e área para refeitório. A reforma e ampliação do Colégio Atheneu está orçada em R$ 2 milhões e com prazo de conclusão previsto para seis meses. 


De acordo com a secretária Kátia Pinto, a obra será cuidadosamente executada, visto que se trata de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. “Uma obra de recuperação como esta não é fácil de ser executada, estaremos presentes fiscalizando todos os serviços de engenharia. Não será possível alterar linhas arquitetônicas e nem mudar a fachada, mas vamos agregar mais valor a esse importante prédio histórico, realizando reparos importantes como a troca da tubulação hidrosanitária, que ainda é de ferro, por tubos de PVC”, exemplificou a titular da pasta de Infraestrutura.

Ao final da solenidade a Governadora recebeu integrantes do Grêmio Estudantil da escola. Reunidos, eles pediram mais atenção as áreas de lazer, cultura e esporte estudantil.

O colégio Atheneu é uma das mais antigas e tradicionais instituições escolares e de grande importância para a história do Rio Grande do Norte. Dentre as personalidades que estudaram na escola está o folclorista Luiz da Câmara Cascudo que, além de aluno, foi professor e diretor do colégio.

ASSESSORIA