O trabalho de inclusão social que a Prefeitura do Natal realiza em parceria com o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) está com sua continuidade garantida. O prefeito Carlos Eduardo participou na tarde desta terça-feira (13) da solenidade que marcou a renovação do convênio mantido com a entidade, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).


As 800 crianças e adolescentes beneficiados pelo convênio participaram, juntos com seus familiares, do evento realizado na sede do CEDB, no conjunto Gramoré, Zona Norte da cidade. Uma forma, segundo o diretor educacional da instituição, Diógenes Saraiva, de manifestar o agradecimento à Prefeitura por manter o apoio ao trabalho realizado. "Vemos que a Prefeitura tem compromissos muito fortes com as comunidades e aqui com a Zona Norte", resumiu o diretor.

Para o prefeito Carlos Eduardo, a renovação do convênio com o Centro Educacional significa o cumprimento de um compromisso assumido em praça pública. Ele explicou que a instituição, sem fins lucrativos e integrante da Rede de Obras Sociais dos Salesianos de Dom Bosco, necessita de incentivos para manter o importante trabalho de resgate social. "Os compromissos de vocês são os mesmos defendidos pela Prefeitura do Natal, por isso nós não podemos faltar nessa parceria", destacou o prefeito, acrescentando que o convênio resguarda direitos dos beneficiários, como estudar, ter uma alimentação, fazer atividades esportivas e recreativas. "O Centro Educacional Dom Bosco é um lugar especial e que trabalha o futuro de Natal".

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, reforçou as palavras do prefeito, pontuando que ações como as realizadas na parceria com o CEDB ajudam a ampliar o alcance das políticas mantidas pela Semtas. "É este tipo de trabalho que estamos potencializando agora com o Centro Educacional Dom Bosco e que queremos potencializar cada vez mais, com outras entidades que tenham o mesmo nível de comprometimento na prestação desses serviços", disse ela.

 As atividades mantidas pela ação conjunta da Prefeitura do Natal e do CEDB envolvem reforço pedagógico para os alunos contemplados, atividades esportivas, oficinas artísticas (com aulas de música, dança, teatro, artesanato e audiovisual), acompanhamento às famílias e complemento nutricional. O objetivo desse conjunto de ações visa a prevenir a violação de direitos de crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade, faixa etária compreendida pelo programa, bem como a exploração indevida desses jovens como força de trabalho. Os beneficiários do convênio pertencem a famílias que moram nos bairros Lagoa Azul e Pajuçara e que já fazem parte do programa Bolsa Família ou são atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

 A vice-prefeita Wilma de Faria não pode participar do evento, mas enviou uma mensagem em que parabeniza o CEDB pelo trabalho de inclusão social que realiza. Assim como a titular da Semtas, Ilzamar Pereira, o secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Sávio Hackradt, esteve presente na solenidade.

ASSESSORIA