Tecnologia do Blogger.
Featured

Comments

Recent

Bottom Ad [Post Page]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Labels

Tags

#FestadoBoi2011 Acari Açu Administração Advocacia Afonso Bezerra Agência de Noticias Agricultura Água Alcaçuz Alerta Alexandria Alimentação Alto do Rodrigues América Angicos Anúncios Apagão Apodi Areia Branca Arena Arês Argentina Arquitetura Artesanato Assembleia Legislativa Assu Audiência Automobilismo Automóveis Baía Formosa Baraúna Barcelona Bastidores Biologia Blog Blogs do RN Boa Saúde Bodó Bom Jesus Bombeiros Brasil Brasília Brejinho Busca Caern Caiçara do Rio do Norte Caicó Câmara Campestre Campo Grande Campo Redondo Canguaretama Caraúbas Carnatal Carnatal 2011 Carnaúba dos Dantas Carnaubais Carnaval CARNAVAL 2009 Carnaval 2010 Carnaval 2011 Carros Ceará Mirim Charge Chuvas Cidadania Cidadania / Lazer CIDADANIA E SOCIAL cidade verde Cidades Ciência Cinema Circo da Folia Cirquinho Clima CMN comércio Comperve Concessionárias Concursos Conquista Contabilidade Contato Copa Copa do Mundo Corrupção Cosern COTIDIANO crea Cruzeta Culinária Cultura Currais Novos Curso Datas comemorativas Debate Ao Vivo Delação Denúncia Desenvolvimento Destaque Diário Potiguar DIREITO Diversão e cidadania ECONOMIA Educação eleções 2008 eleições eleições 2008 Eleições 2012 Eloi de Souza Emprego Empresas ENEM Engenharia Enquetes entidades ENTRETENIMENTO/ CULTURA Entrevista Equador Esporte Estado estradas evento Eventos Eventos. EXAME Executivo Expediente Extremoz F1 Famosos Featured FeedNoticias Felipe Guerra FEMURN Férias FESTA Florânia Fotos Fruticultura Frutuoso Gomes futebol Galinhos Gestão Pública Globo Goianinha gove Governador Dix Sept Rosado Governo Greve Grossos Guamaré Guia do RN Habitação HISTÓRIA DO RN Homenagem Humor Idoso Ielmo Marinho Imóveis Imprensa INFRA ESTRUTURA Integris Internacional Internet Ipanguaçu Itajá Itaú Jacumã Janduís Jardim de Piranhas Jardim do Seridó Jardin de Piranhas João Câmara Jornalismo José da Penha Jucurutu Judiciário Justiça Kart Lagoa dos Velhos Lagoa Nova Lajes Lajes Pintadas Lançamento Lazer LEGISLATIVO Lei Seca Leilão Loteria Lucrécia Luís Gomes Luto Macaíba Macau Major Sales Martins MegaSena Meio Ambiente Mentira Mercado Messias Targino Mídia Ministério Público Mobilização Moda Montanhas Monte Alegre Mossoró Mulher Multimídia Mundo Municípios Musica Música Natal Negócios Nisia Floresta Nísia Floresta NOTA NOTÍCIAS Notícias do RN NOTICIAS RN noticiasdorn Nova Cruz Nova Parnamirim OAB oeste OLIMPÍADAS 2008 Ongs Opinião Oportunidade Ouro Branco Outubro Rosa Parabéns Paraú Parazinho Parceiros Parelhas Parnamirim Passa e Fica Patu Pau dos Ferros Pedra Preta Pedro Avalino Pedro Velho Pendências Pesar Pipa Plantão Poço Branco Polícia Política Política do RN Porto do Mangue Presidente Previsão Principal PROMOÇÃO Protesto Psicologia Publicidade Pureza Quem Somos Rádio Rafael Fernandes Rafael Godeiro Recursos Humanos Regional Religião Repórter Celular Réveillon Riacho da Cruz Rio do Fogo RN RN Política Rodolfo Fernandes Rui Barbosa Ruy Barbosa Saindo Samu Santa Cruz Santana do Matos Santo Antônio São Bento do Norte São Fernando São Gonçalo São João São João do Sabugi São José de Mipibu São José do Seridó São Miguel São Miguel do Gostoso São Paulo do Potengi São Tomé São Vicente SAÚDE Sebrae Seca Segurança Semana Santa Senado Seridó Serra de São Bento Serra do Mel Serrinha dos Pintos Severiano Melo Show Sisu Site Sitio Novo social Sociedade Solidariedade Sugestão Taipu Tangará Teatro Tecnologia Telefonia TelexFree Tempo Tenente Laurentino Tibau Tibau do Sul Timbaúba dos Batistas Touros Tragédia Trairi Transito Trânsito Transporte Triunfo Potiguar Turismo TV Twitter UERN UFRN Umarizal unicef Upanema Utilidade Pública Veículos Vendas Venezuela Venha-Ver Vera Cruz Verão vestibular Viçosa Vila Flor Vlog Zona Norte Zumbi

Facebook

Travel the world

Full width home advertisement

Ads

Keep Traveling

Travel everywhere!

Author Description

Hey there, We are Blossom Themes! We are trying to provide you the new way to look and use the blogger templates. Our designers are working hard and pushing the boundaries of possibilities to widen the horizon of the regular templates and provide high quality blogger templates to all hardworking bloggers!

Random Posts

randomposts

Recent Posts

recentposts

Recent Posts

recentposts

Post Page Advertisement [Top]

Advertisement

Climb the mountains

Notícias do RN

Polícia

Video News

Editoria

Comparativo: Fiesta X 208 X C3

Na fronteira entre o mundo premium e o mercado básico, os compactos com motor 1.5 são a medida ideal para o uso urbano

Por Ulisses Cavalcante | Fotos Christian Castanho |

O início da produção do novo Fiesta em Camaçari, na Bahia, ampliou o terreno de um segmento bastante congestionado. No mundo dos compactos, dois degraus acima das categorias de base, há pelo menos dez opções de marcas diferentes. E isso se levarmos em conta apenas os hatches. Com a troca da importação do México pela fabricação local, o Ford salta de três para seis configurações, abrangendo um leque de 38 990 a 54 990 reais. Agora há um Fiesta no sapato de cada uma das versões dos Peugeot e dos Citroën. 
Nesse movimentado segmento, a novidade da vez é o Fiesta equipado com motor 1.5. Talvez seja mais próprio dizer que é a novidade do mês... 

Este comparativo reúne três rivais que almejam a garagem do mesmo cliente. Não por menos, contam com argumentos idênticos. Fiesta e C3 abriram mão de equipamentos, do motor 1.6 e da chancela "premium" para mirar em um público mais jovem (e menos abonado). 

O 208 fez o contrário. Ganhou recheio, ousadia e modernidade para recolocar a Peugeot na briga em que não tinha mais fôlego para lutar. A receita dos três inclui design provocante, acabamento esmerado, tecnologia, novos itens de conforto, como a direção com assistência elétrica, e conectividade com o celular. Os três representam uma nova geração de "carros básicos" para uma nova geração de clientes. 

1º Ford Fiesta 

Nem todas as reestilizações têm final tão feliz quanto a do Fiesta. O risco de desvirtuar a aparência do desenho original é alto. Não é o caso do Ford. Seu design magnético ganhou mais brilho com a grade dianteira à la Aston Martin. 

A nacionalização do compacto permitiu o aumento da gama de versões e agora estreia o motor 1.5. O novo trem de força desenvolve 111/107 cv, ante os 130/125 cv do 1.6, com etanol e gasolina. A menor potência poderia trazer redução no consumo, mas não foi o que aconteceu. Os testes apontaram números equivalentes aos do Fiesta 1.6 mexicano e piores que os do Fiesta 1.6 com câmbio Powershift. O automatizado fez 8,4 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, enquanto o 1.5 marcou 7,8 e 11,2 km/l, nos mesmos ciclos, com etanol. 

O Ford é o que mais agrada ao volante. Seu câmbio é um dos responsáveis pelo sucesso do conjunto motor, cuja elasticidade reduz a quantidade de trocas de marcha no trânsito. A marca optou por incluir o Easy-Start também no motor 1.5. A tecnologia de aquecedores de combustível na admissão elimina a necessidade do tanquinho de gasolina, avanço que os rivais só oferecem na motorização maior. 

Medidas de contenção de custos são evidentes na versão S 1.5, refletidas na qualidade dos plásticos e na aspereza dos tecidos. O sistema de som My Connection é uma versão empobrecida do Sync. Embora tenha Bluetooth e entrada USB, herdou a dificuldade de uso da opção superior. 

A versão S vem com calotas. Rodas de liga e faróis de neblina exigem a migração para o SE por 3 500 reais. Mesmo com o incremento, continua custando outros 3 500 reais a menos que o 208 equivalente. Essa economia consolidou sua vitória. Como a ideia é manter um passo atrás do segmento "premium", preço tem peso maior na conta. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 

A direção direta reforça a pegada esportiva, aliada ao ajuste impecável da suspensão. O destaque está nos freios. Foi muito melhor que os rivais nos testes de frenagem. 


MOTOR E CÂMBIO 


O motor Sigma levou a melhor na pista, sem pesar no consumo. E garante mais agilidade no trânsito. 


CARROCERIA 

Agradou desde o lançamento e melhorou com a dianteira à la Aston Martin, mas não é ousada como a do 208. 


VIDA A BORDO

As versões SE e Titanium tratam melhor seus ocupantes. A S deixa a desejar nos detalhes de acabamento. O som é ruim de usar e faltam alto-falantes atrás. 

SEGURANÇA

Tem ABS, airbags frontais e Isofix atrás, mas peca no básico. O banco central traseiro tem cintos abdominais. 

SEU BOLSO 
Custa menos que os rivais e o seguro oferecido pela Ford reduz o custo do prêmio. Rede maior também conta pontos extras. 

2º Peugeot 208 

Quem está acostumado ao 206 e 207 impressiona- se positivamente com o 208. Como os brasileiros não conheceram a geração 207 legítima, já que o nosso é uma mera reestilização do modelo lançado aqui em 1999, a evolução é muito nítida. Se não fosse o preço, o Peugeot teria levado a melhor. Ou, no mínimo, empatado com o Ford. A versão Allure 1.5 é 3 500 reais mais cara que o Fiesta SE 1.5, que tem preço sugerido de 42 490 reais. 

O teto de vidro na versão intermediária é um grande diferencial, tanto no charme como no preço. Apesar de ser bacana, não é prioritário para quem faz muita conta antes de bater o martelo. Poderia ser oferecido como opcional nesta configuração. Um tiro certeiro foi incluir o navegador de série. 

Uma das qualidades do 208 é resolver um dos grandes males inerentes ao 206 e 207: ergonomia. Nunca consegui encontrar uma posição adequada e confortável para guiar. Ou estava muito próximo do volante ou longe demais do acelerador. Agora tudo muda. A sensação é de vestir o carro, principalmente com o volante pequeno. O diâmetro foi reduzido para que o motorista pudesse ler o painel sobre o aro superior, mas o efeito mais notável é o toque de esportividade que o carro ganha. 

Outro mérito é a tela sensível ao toque no painel. Todo o sistema de som é comandado sem botões físicos. Além de aumentar a praticidade, o visor permite a visualização de maior quantidade de informações. É possível controlar som, GPS e Bluetooth. Os comandos no volante completam o pacote. 

Na pista, foi melhor que o 208 Griffe 1.6 nas retomadas, mas os números de consumo do motor 1.5 foram ligeiramente piores que os do 1.6 16V. O mais forte fez 8,3 e 11,9 km/l (cidade e estrada). 

É uma boa compra para solteiros ou jovens casais. Se você precisa de espaço, fique com o Citroën C3. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 


Competente nos três itens, ficou meia estrela na frente do C3 por causa do volante menor. 


MOTOR E CÂMBIO 

O motor 1.5 mostra rendimento compatível com o carro. Com engates suaves, a transmissão agrada. 

CARROCERIA 


Faz jus ao legado do 206. Tem estilo original e impactante. É o que mais remete à esportividade. 

VIDA A BORDO 


Repete no interior a ousadia da carroceria. Mostra capricho no acabamento. Tem o melhor sistema de som. 


SEGURANÇA 


Vem com freios antiblocantes e airbags frontais. Oferece cinto de três pontos nas cinco posições, mas não tem encosto de cabeça no assento central. 






SEU BOLSO 

Tem três anos de garantia, serviços de assistência gratuita e pacotes de peças com preço pré-definido, mas o atendimento na rede ainda precisa melhorar. Obteve nota 16 no Car Group, do Cesvi. 


3º Citroën C3 

O C3 é o mais elegante da turma. E também o mais empenhado em tratar bem seus ocupantes. Isso é comprovado pela qualidade superior dos plásticos, uso de texturas agradáveis ao toque e esmero na escolha dos bancos. Os assentos são confortáveis, dão bom suporte ao corpo em curvas e utilizam tecido em dois tons com acabamento tridimensional - cujo desenho vai além da estampa e é formado por relevo. 

Mesmo a versão intermediária Tendance 1.5 vem de série com para-brisa panorâmico Zenith, que aumenta a área envidraçada na cabine. O equipamento divide opiniões aqui na QUATRO RODAS. Quem guiou o carro na estrada reclamou do excesso de sol no rosto no começo da manhã, situação em que o pequeno quebra-sol não é suficiente para conter os raios solares do horário. Outro efeito colateral é que as abas não têm espelhos e as luzes de cortesia estão posicionadas nas laterais do teto. 

O Citroën foi o melhor nos testes de consumo, mas ficou para trás no 0 a 100 km/h, apesar de mostrar- se ágil e agradável de guiar na cidade. De qualquer forma, esse critério tem menor peso no cômputo geral. Para famílias, é o que oferece mais espaço interno, e, entre as versões comparadas, o único com cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes. Ele arremata o apelo familiar pelo bagageiro, com capacidade para 300 litros. 

Se sua preocupação é custo de manutenção, o C3 obteve uma excelente nota na avaliação de reparabilidade do Cesvi, marcando 14 pontos em uma escala de 10 a 60 (quanto menor o número, melhor). 

Fiesta, 208 e C3 elevam o padrão de qualidade de uma categoria cada vez mais habituada a uma lista de equipamentos generosa. A terceira posição do C3 pode se inverter, dependendo das prioridades do cliente. Sem o Zenith, começa em 39 990 reais. 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO 

Foi o pioneiro do segmento com a direção elétrica e continua agradando. Tem a suspensão mais macia dos três, mas nem por isso é instável. 


MOTOR E CÂMBIO 

Mesmo com a última posição nos testes de desempenho, garantem boas esticadas quando provocados. 

CARROCERIA 

Dos três, é o que mais guarda a proposta de "carro premium". Preserva esses traços mesmo na versão de entrada, a Origine. 


VIDA A BORDO 

Boa seleção de materiais, com plásticos agradáveis ao toque, bancos com textura 3D e ricamente equipado. 

SEGURANÇA 

O melhor para famílias, é o único do trio com cinto de três pontos e encosto de cabeça para o assento traseiro central. 

SEU BOLSO 

Tem preço compatível com a proposta e com os rivais, mas o C3 ideal é o Exclusive 1.6, a partir de 51 260 reais. Foi o melhor no teste de reparabilidade do Cesvi, marcando 14 pontos. 


VEREDICTO 

Belos, modernos e bem-equipados, 208 e C3 revelam ótimos atributos, mas são méritos compartilhados com o Fiesta. A potência adicional do Ford faz dele um carro mais ágil e melhor para dirigir, sem onerar o consumo. Cada um agrada a seu modo. Então, não tenha receio de levar qualquer um deles para casa. 

4 RODAS

Editor

Somos a Agência de Notícias que há mais de uma década traz as principais Notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e Mundo.

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário

Jornais do RN

Arquivo de Notícias