A concessão da Medalha Frei Miguelinho ao presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo, proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Albert Dickson, do PP, foi o assunto predominante nos debates na sessão desta última quinta-feira com vereadores externando posições antagônicas. O autor da proposição justifica a entrega da comenda enaltecendo o trabalho realizado em benefício de Natal e do Rio Grande do Norte durante toda a vida pública do parlamentar peemedebista. “Henrique é merecedor da homenagem porque tem sido um político presente e atuante na defesa dos interesses do nosso Estado e da nossa capital”, observa o presidente da Câmara Municipal de Natal.
O vereador Marcos do Psol, rebelou-se contra a homenagem a Henrique Eduardo dizendo que recentemente o parlamentar do PMDB desrespeitou o Poder Legislativo Municipal quando foi convidado para falar sobre sua atuação na defesa de obras públicas importantes para o Estado junto ao Governo Federal e não atendeu o convite formulado pelos vereadores. “Não concordo com a homenagem a Henrique Eduardo por entender que em mais de 40 anos de vida pública o deputado não tem serviços prestados que justifique receber a medalha Frei Miguelinho”, dizendo ser mais interessante a presença do deputado na Câmara Municipal para debater assuntos relacionados à construção de um novo porto para o Estado em Areia Branca, uma outra ponte para melhorar o acesso a Zona Norte de Natal, a construção de um metrô urbano e mais um hospital para atender a população natalense.
“Não temos nada de concreto do que foi dito até agora. Tudo ainda está no papel”, diz o vereador Marcos Antonio, do Psol, acrescentando: “espero que Henrique Eduardo faça em 2 anos, o que não conseguiu fazer em 44 anos de vida pública. Acho precipitado e inoportuno que pelo simples fato de ser presidente da Câmara Municipal, o deputado mereça receber a Medalha Frei Miguelinho”.
FAVORÁVEIS
Os vereadores Felipe Alves e Ubaldo Fernandes, ambos do PMDB, pronunciaram-se favoráveis à proposta do presidente Albert Dickson por entender que a atuação do deputado Henrique Eduardo justifica a concessão da medalha Frei Miguelinho. “Considero justa a homenagem, já que Henrique tem dado sua contribuição para termos uma cidade mais justa e um Estado mais desenvolvido”, disse o vereador Felipe Alves, enquanto o vereador Aquino Neto diz corroborar com as declarações do vereador Felipe Maia. Outro que pronunciou-se favorável à entrega da comenda a Henrique Eduardo foi o vereador Ubaldo Fernandes. Assim ele se expressou: “Henrique Eduardo tem serviços prestados e portanto, merece receber a homenagem e o reconhecimento do povo de Natal e do Rio Grande do Norte. Entendo que a posição do vereador Marcos Antonio, que se posicionou contra, é sectária e ate deselegante. Ubaldo cita obras como o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, Barragem de Oiticica e da BR 304 como resultado do empenho do deputado Henrique Eduardo para serem viabilizadas.
Por JH