Em uma das visitas realizadas pelo Seridó durante toda esta sexta-feira (5), a governadora Rosalba Ciralini conheceu de perto a realidade de alunos da Escola Estadual Antônio Azevedo, uma das referências em educação no Rio Grande do Norte. O colégio centenário está localizado em Jardim do Seridó e na última avaliação, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a instituição foi avaliada com 5.1, superando a média nacional para alunos do ensino fundamental.
O valor é superior até mesmo à meta traçada para 2013, que era de 4.9 e a instituição teve um salto qualitativo. Em 2009, o IDEB da mesma escola era de 3.7. Parte do desenvolvimento do colégio está na estrutura que os 411 alunos matriculados no corrente ano dispõem. Todos eles, sendo 213 do ensino fundamental, do 1º ao 6º ano, e 198 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), têm à disposição laptops para desenvolvimento de atividades pedagógicas dentro do projeto do Ministério da Educação chamado "Um Computador por Aluno (UCA). A Escola Antônio Azevedo ainda conta com rede wireless e salas de aula, biblioteca e sala de vídeo climatizadas.

Para a diretora Maísa Maria, os resultados obtidos no IDEB, bem como o desempenho dos alunos, andam aliados a outros pontos. "A nossa escola centenária tem um diferencial: a comunidade confia muito no nosso trabalho e o Conselho Escolar se reúne mensalmente para discutir os problemas, apontar soluções de ensino e dar sugestões para que possamos continuar evoluindo na qualidade do ensino", comentou.

Texto: Artur Dantas
Fotos: Ivanízio Ramos