FORD ESCORT CONCEPT APRESENTADO NO SALÃO DE XANGAI (FOTO: NEWSPRESS)

Os sedãs se multiplicaram no Brasil. Depois das categorias básicas (pequenos, médios e grandes), um novo filão apareceu: os sedãs menores que, de tão espaçosos, nem parecem compactos. É o caso de Renault Logan, Chevrolet Cobalt e Nissan Versa, que em breve ganharão um novo rival, o Volkswagen Santana. A boa nova é que a Ford, além de planejar sua entrada no segmento, deverá seguir a mesma filosofia da VW e recuperar um nome de sucesso: Escort.
Apresentado como conceito no Salão de Xangai, na China, o sedã está em estudo para o mercado brasileiro, segundo afirmou uma fonte ligada à montadora no Brasil. Sua plataforma é a do novo Focus. A produção seria na fábrica de Pacheco, na Argentina, a partir de 2015, um ano depois do novo VW Santana nacional. Na fábrica argentina também são produzidos a nova geração do Focus, que será lançada em agosto no mercado brasileiro, além da nova Ranger, já à venda por aqui. No ano que vem, a base do Focus dará origem ao crossover Escape/Kuga, também previsto para o mercado brasileiro.

FORD ESCORT CONCEPT NO SALÃO DE XANGAI (FOTO: NEWSPRESS)

Na semana passada, em entrevista ao site Auto Express, uma fonte ligada à Ford afirmou que executivos discutem a possibilidade de levar o novo Escort também para a Europa e outros mercados. “Há um lugar no mercado para um carro de baixo custo, abaixo do Focus. A questão seria vendê-lo sem fazer com que a marca Ford torne-se mais atraente”, afirmou.

LINHA DE CINTURA ALTA E LANTERNAS ESPICHADAS COMPÕEM O DESIGN GLOBAL (FOTO: NEWSPRESS)

Mais um sedã compacto

O conceito do novo Escort deu a pista sobre os planos da Ford para os próximos anos. O design segue a tendência global, com grade trapezoidal na frente, faróis bem delineados e espichados para as laterais e linha de cintura alta, características muito semelhantes às de modelos recém-lançados, como o novo Fusion.

NOVO KA SEDAN 

Outros novos produtos vão seguir a tendência, como é o caso do sedã pequeno derivado da nova geração do Ka, que deve chegar antes do Escort, conforme revelou Autoesporte em junho de 2012.

Isso porque as mesmas características de design foram descritas por nosso colaborador, que havia participado de uma clínica sobre o pequeno sedã. Na ocasião, o tal modelo estava ao lado de três rivais conhecidos: Chevrolet Prisma, Fiat Siena e VW Voyage.

Segundo nossa equipe apurou com fontes da Ford e fornecedores, os novos modelos (nova geração do Ka, duas e quatro portas, e a derivação sedã) serão feitos em Camaçari, na Bahia, junto com o novo EcoSport. O novo Ka entra em produção ainda neste ano, quando saem de linha o atual Ka e o Fiesta Rocam, além da picape Courier.

AUTOESPORTE