Na manhã desta segunda-feira (11), prefeitos que compõem o Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Assu se reuniram com o Secretario de Estado de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, para discutirem sobre o projeto mais viável no que diz respeito à problemática do destino final dos resíduos sólidos nos municípios.
Na ocasião foi apresentado um projeto desenvolvido por uma Empresa Mineira que consiste numa Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos. A apresentação foi feita pelo o Gestor Ambiental, Thiago de Paula Nunes Mesquita .

As discussões foram no sentido de qual projeto, aterro ou Usina, será mais viável economicamente para os municípios, causará menos danos ambientais e poderá ser mais rapidamente instalado, uma vez que os municípios têm que cumprir um prazo, junto ao Ministério Público para resolver a questão do destino final do seu lixo.

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), está articulando e apoiando os Municípios no que diz respeito à gestão de Resíduos Sólidos. “Fomentamos a criação de Consórcios Intermunicipais para ajudar as Prefeituras a resolverem a destinação de seus lixos e continuamos agindo como suporte para que os municípios atendam as exigências encontradas na lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse Gilberto Jales. 

Atualmente a Semarh está elaborando projetos para a construção de três sistemas de aterro para destino final de lixo. Um em Caicó, para atender 25 municípios do consórcio do Seridó, um em Assu que prioriza mais 25 municípios da região do vale do Assu e Central e outro em Pau dos Ferros que atenderá 44 municípios do Alto Oeste.

SEMARH