“Eu só quero água”, diz o agricultor.
Os repórteres Edson Dantas e Tonny Washington percorreram a Serra de Santana para acompanhar de perto o "Retrato da Seca" na região Seridó. A situação já chegou ao extremo no sítio Pará Velho, na divisa dos municípios de Tenente Laurentino Cruz e São Vicente, onde o agricultor João Batista de Carvalho Filho, o popular ‘João Lucas’, clama por água.

A seca devastou a colheita
Segundo João Lucas, a falta d’água já devastou 80% de sua plantação de graviola, onde eram produzidos 50 mil kg de polpa por ano. A produção de pinha, que produzia cerca de 1000 caixas por ano, também zerou, além das jaqueiras que já começaram a morrer. O agricultor também perdeu uma plantação de 300 covas de banana leite, que produzia cerca de 10 mil bananas por mês.
O agricultor clama por água
Chorando, o produtor rural se ajoelha e faz um apelo para que a governadora do estado, Rosalba Ciarlini, autorize a instalação de um poço tubular já perfurado em sua propriedade, o que amenizaria os efeitos da seca.
“Governadora, eu só quero água. Faço um apelo para que a Senhora instale meu poço para que eu possa sobreviver. Em 2012, na missa em ação de graças por sua vitória aqui em Tenente Laurentino Cruz, eu pedi que a Senhora mandasse instalar os poços para sobrevivência dos agricultores. Dois anos se passaram e nada foi feito”, lembra o agricultor.
Apelo
Além da governadora, o agricultor também cobrou providências ao prefeito Titico Araújo para que faça alguma coisa para amenizar a falta d’água no município. “Rosalba encravou, esqueceu o que prometeu, não tá fazendo nada e o prefeito Titico de Zé Vicente vai no mesmo caminho, por isso que hoje vem acontecendo a má gestão do seu governo. Titico sabe dos problemas e não toma providências, ela está saindo do que deveria ser, que é o retrato do seu bisavô, um homem sério e de palavra. Eu só quero água, o problema da seca é a falta d’água. Faço um apelo às autoridades, promotor de Justiça e Juiz, para que ampare o povo. O nosso município é um município agrícola que sofre com a seca, mas existem diversos poços perfurados e que falta apenas ser instalados”, clama o agricultor.
Por Edson Dantas e Tonny Washington
Ao final da reportagem, o agricultor gravou um vídeo onde faz novamente um apelo à governadora Rosalba Ciarlini que se encontra no Vlog do Notícias do RN, clicando no link abaixo:

Vlog: Agricultor cobra água de Rosalba na cidade de Tenente Laurentino Cruz no Seridó do RN

VEJA TAMBÉM: