Joana Lima
Diretor da UPA diz que faltam médicos pediatras no mercado
A Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara, na Zona Norte de Natal, há cinco meses está sem médico pediatra. Segundo o diretor da UPA, Niky Araújo, a sala de pediatria com três leitos está vazia porque faltam médicos pediátricos no mercado para preencher a escala da Unidade.
“Essa é a explicação que temos para essa situação. Hoje o médico que está se formando não quer se especializar em pediatria e com isso estamos sofrendo com a escassez desse profissional no mercado. Falta pediatra para preencher a escala”, disse.
Mas se na Unidade falta atendimento pediátrico, sobram filas para o atendimento de pacientes adultos. Alguns chegam a espera horas para serem atendidos. É o caso de seu Severino, que há quatro horas estava na fila em busca de uma consulta, e sem previsão.
“Estou me sentindo humilhado, tenho 57 anos, estou com febre e dor na garganta. Até agora não me falaram quando vou ser atendido”, lamentou.
Já Taís de Almeida, depois de esperar horas por atendimento, sem previsão, decidiu ir para casa. “Vou voltar para casa porque não tenho previsão de atendimento e deixei meu filho de seis meses com minha mãe, ele precisa de mim. Agora eu pergunto: como fica minha situação, sou hipertensa, diabética, estou sentindo tontura e vou embora sem sequer ser medicada?”, indaga.
Apesar da insatisfação de muitos pacientes, Niky diz que desde que assumiu a direção da UPA os serviços prestados à população foram otimizados em 30%. “O grande problema é que muitas vezes acabamos absorvendo pacientes que deveriam ser transferidos para outras unidades e ficamos sem condições de atender todos”, explica.
Jornal De fato