A governadora Rosalba Ciarlini esteve com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na tarde dessa quarta-feira (23) em Brasília e discutiu, entre outros assuntos, a reunião que terá na próxima semana, também na capital federal, juntamente com o prefeito Carlos Eduardo. 

De Brasília, a Governadora Rosalba Ciarlini telefonou para o prefeito Carlos Eduardo e convidou-o para participar de uma reunião prévia, na próxima sexta-feira, dia 25, na sede da Governadoria, onde serão definidos os pontos da pauta que será discutida na reunião com o Ministro Alexandre Padilha.

A chefe do Executivo Estadual ressaltou a disposição para somar esforços com o prefeito de Natal com o objetivo de encontrar soluções que garantam as melhorias necessárias no atendimento aos usuários do SUS no Rio Grande do Norte. As reuniões, tanto em Natal quanto em Brasília, deverão contar também com a presença dos secretários de saúde do Estado, Isaú Gerino, e do município de Natal, Cipriano Maia.

Desde maio de 2012, o Governo do Estado vem realizando reuniões regulares com o Ministério da Saúde. Com o início da nova gestão municipal de Natal, o Governo vem mantendo conversas com a Secretaria de Saúde da capital a respeito da regularização dos serviços de saúde do município, que chegaram ao final do ano passado com o atendimento paralisado nas AME´s, UPA´s e em parte dos postos de saúde.

De acordo com a Constituição brasileira, a saúde é uma responsabilidade tripartite e aos municípios cabe o atendimento de baixa e média complexidade. Assim, a recuperação da rede pública da capital é condição necessária para a melhoria da resposta de todo o sistema público de saúde do RN. O Governo do Estado será, portanto, parceiro do município de Natal nessa tarefa.