Do Pedro Carlos

O movimento de prefeitos em busca da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem chamado a atenção dos analistas políticos. Ora, caro leitor, é sabido por todos que Rosalba enfrenta dificuldades na sua gestão e, por isso, tem obtido baixos índices de aprovação popular. Mesmo assim, ela ser procurada por tantos prefeitos — de vários partidos — pode apontar para um cenário bem melhor do que o que vemos até agora em pesquisas de opinião.

Vale perguntar: se a realidade é tão ruim, por que os prefeitos procuram a governadora? É natural que haja um movimento de prefeitos indo tentar parceria. Porém, não tenham dúvidas de que algumas dessas parcerias não são por acaso. Aliás, eu diria que nenhuma delas é por acaso. Quem está procurando a governadora agora está estendendo a mão a ela. O prefeito é o principal difusor de notícias de uma cidade. Na hora em que ele aparece ao lado da governadora anunciando obras, está emprestando a ela o seu prestígio pessoal e político.

Vejam o que aconteceu em Macau segunda-feira passada. Lá, a governadora vive um desgaste enorme desde que a Central do Cidadão fechou. Aproveitou a deixa do prefeito Kerginaldo Pinto e anunciou a volta do serviço, o início da construção da ponte do Riacho dos Cavalos e do novo sistema adutor para a cidade. De uma tacada só, melhorou e muito a sua imagem perante a população macauense e a sua passagem pela cidade repercutiu também em toda a região.

Sei não, mas se continuar nesse ritmo, Rosalba vai cumprir a promessa de fazer o ano de 2013 como o da grande virada do seu Governo. Aguardemos, pois.