TEXTO E FOTOS: DIOGO DE OLIVEIRA (auto Esporte)
Primeiro carro nacional da Hyundai, o compacto HB20 tem no design "escultura fluida" um de seus pontos fortes
O mistério sobre o primeiro compacto nacional da Hyundai acabou nesta quarta-feira (12), quando a montadora sul-coreana finalmente mostrou o hatch que brigará com os populares Volkswagen GolFiat Palio e cia.Autoesporte desvendou, com exclusividade, o preço inicial sugerido do modelo, que partirá de competitivos R$ 31.995 já equipado com ar-condicionado, direção hidráulica e airbags frontais. No dia seguinte (quinta, 13), aHyundai liberou todas as informações sobre o HB20 (leia aqui), e as primeiras impressões foram publicadas. Agora, nós separamos uma seleção com dez fotos para mostrar vários detalhes de um dos lançamentos mais aguardados de 2012 – e talvez dos últimos anos. Confira abaixo!

A Hyundai sabia que, no segmento de compactos populares, motores flex são itens quase obrigatórios. Pois bem, o HB20 estreia no mercado brasileiro com opções 1.0 e 1.6 litro bicombustíveis. Detalhe: ambos os motores possuem blocos feitos em alumínio e duplo comando variável de válvulas, chegando um passo à frente da concorrência. No caso da versão 1.6, haverá ainda opção de câmbio automático de quatro marchas, que não inova na quantidade de relações, mas garante novamente uma vantagem sobre a concorrência, já que a transmissão automática adiciona interessantes R$ 3.000 ao preço. 
Para a estreia nacional, o HB20 poderá ter rodas de liga leve de 14 e 15 polegadas, muito apreciadas pelo público brasileiro. Os conjuntos de aro 14 calçam com pneus 175/70 e serão oferecidos nas versões 1.0 e 1.6 Comfort Style. Já os de aro 15 com pneus 185/60 (acima) serão restritos à configuração top 1.6 Premium, disponível com câmbios manual (R$ 44.995) e automático (R$ 47.995). Modelos mais básicos (Comfort e Comfort Plus) usarão rodas de ferro aro 14 cobertas com calotas.
As portas do HB20 serão diferentes dependendo da versão. A imagem acima mostra a versão 1.6 Premium, com revestimento em tecido cinza (o mesmo que cobre os bancos) e comandos elétricos para os vidros. A comodidade é oferecida a partir da configuração Comfort Plus (R$ 33.995). A curiosidade (ou melhor, estranheza) fica no fato de o comando por um toque, exclusivo para o motorista, funcionar apenas para baixar o vidro. Na versão "de entrada" Comfort, não há acionamento elétrico – abertura e fechamento das janelas serão à moda antiga, por meio de manivelas.
Um dos principais destaques do painel do HB20 é o quadro de instrumentos retroluminescente (que se mantém aceso de forma permanente, mesmo com os faróis apagados). O cluster transmite modernidade e requinte, oferece uma leitura muito simples e agradável e traz uma pequena tela de cristal líquido ao centro onde aparecem as informações do computador de bordo, entre outros dados, como o nível de combustível e a temperatura do óleo do motor.
Único opcional disponível no HB20, o sistema de áudio Hyundai é inteligente, prático e só fica devendo a conexão por Bluetooth, cada vez mais comum entre os sons dos carros. Embora a ausência do recurso seja estranha, o som oferece entradas auxiliar e USB (no compartimento à frente da alavanca do câmbio) e comandos no volante. Como se pode notar na foto, o rádio fácil de se operar. Mas os alto-falantes ficam devendo em potência e qualidade sonora – nesse primeiro contato, as caixas pareceram limitadas.
Nesse primeiro momento, o HB20 terá apenas ar-condicionado analógico, o que pode ser considerado pobre para um modelo que invade o segmento dos compactos mais chiques, como Citroën C3 e Fiat Punto – a versão top 1.6 Premium automática do Hyundai sai por R$ 47.995. A montadora sul-coreana, no entanto, exalta que o sistema conta com um filtro purificador (Cluster Ionizer) que remove odores diversos.
As entradas auxiliar e USB do sistema de som do HB20 ficam no compartimento logo à frente da alavanca do câmbio, com acesso fácil e uma interessantíssima tampa corrediça que cobre o nicho. O porta-objeto também oferece uma tomada de 12 Volts e é amplo, podendo receber carteiras, celulares smartphones maiores e diversos outros itens de uso pessoal.
As versões Comfort Style e Premium vêm de série com porta-óculos (revestido em feltro por dentro) e luzes individuais de leitura no teto. O mesmo cluster também integra os sensores do alarme periférico, instalado de fábrica. Já os para-sóis do motorista e do passageiro trazem espelhos enormes (os maiores que já vi em compactos), com luzes independentes – o que deve atrair a atenção especialmente das mulheres.
O porta-malas de 300 litros (declarados pela Hyundai) não farão do HB20 o líder do segmento nesse aspecto – Renault Sandero e os futuros Chevrolet Onix e Toyota Etios devem ter compartimentos maiores. Contudo, o bagageiro do HB20 é de fato espaçoso e impressiona à primeira vista. Seu vão de acesso é bastante amplo.
O HB20 estreia como o primeiro carro nacional a oferecer um moderno motor 1.0 litro de três cilindros. Compacto e leve, o bloco é inteiro feito de alumínio e, embora tenha um cilindro a menos que os motores da concorrência, oferece boa potência de 80 cv a elevados 6.200 rpm, além de um torque satisfatório de 10,2 kgfm a 4.500 giros – ambos com etanol.