O Colégio Atheneu Norte-Rio-Grandense realizou na manhã desta segunda-feira (5) uma cerimônia para marcar a abertura oficial do ano letivo 2012 e comemorar o aniversário da instituição de ensino que completa 178 de existência. A solenidade, organizada pelo Grêmio Estudantil do colégio, contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; da secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho; de ex-alunos do colégio; professores; alunos, e funcionários.
O Colégio Atheneu é a mais antiga e tradicional Instituição Escolar brasileira e de grande importância para a história do Rio Grande do Norte. Várias personalidades estudaram no Atheneu, entre elas o folclorista Câmara Cascudo que além de aluno, foi professor e diretor do colégio.

"O Atheneu é um colégio que fez história em todo o Rio Grande do Norte. Muitos por aqui passaram nesses 178 anos e aqui receberam conhecimento para enfrentar os maiores desafios da vida", disse a governadora Rosalba Ciarlini, citando profissionais liberais e políticos que se destacaram e se destacam no cenário potiguar. "Este colégio tem essa marcar de pioneirismo, de qualidade de ensino. Esse colégio representou muito para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O desenvolvimento se faz pelo caminho da educação e nós queremos resgatar, não somente no Atheneu, mas na área da educação de uma maneira geral, a qualidade de ensino que o RN já teve no passado".
A secretária Betânia Ramalho informou que o Atheneu está sendo revitalizado desde a estrutura física, que será modernizada, até a aquisição de novos equipamentos. "A parte física do prédio vai sofrer uma mudança sem descaracterizar o prédio", destacou. "A gente precisa reorganizar o conteúdo, transformar toda essa estrutura em um trabalho que seja proveitoso para os alunos", disse ela, destacando o trabalho da Secretaria em fortalecer a qualidade da educação. "A qualidade da educação é também dignificar o trabalho do professor. Já foi assegurado o piso salarial da categoria. A Governadora tem se mostrado disposta em priorizar a educação e a sociedade precisa acompanhar essas ações", finalizou.
 
Atualmente, o Colégio Athenu possui 1.470 alunos nos turnos manhã e tarde. A solenidade também teve o objetivo de lançar o projeto da Associação dos Ex-alunos, que tem a proposta de resgatar os antigos estudantes e realizar ações para que a escola se integre efetivamente com a comunidade.
"O Atheneu tem 178 anos de história. Por aqui passaram pessoas importantes para o Rio Grande do Norte. Temos que resgatar essa história, resgatar a escola pública. Aqui estudaram as cabeças pensantes do nosso Estado. Nós, ex-alunos, queremos tornar viva essa realidade para que esses alunos de hoje possam fazer um futuro que os ex-alunos fazem agora", expressou o ex-aluno da escola, médico Pedro Cavalcanti.
Para a jornalista e ex-aluna Hilneth Correia, o grande foco agora é fazer com que o Atheneu volte a ter o papel importante na sociedade, com um ensino de qualidade que já foi referência no país. "Nós temos esta estrutura maravilhosa. Queremos buscar os antigos alunos, que hoje são pessoas importantes no RN. São políticos, advogados, médicos, jornalistas. São muitos que fazem partes dessa história do Atheneu. Queremos que este movimento torne-se forte para que o colégio volte a ser forte novamente", disse a jornalista.

Assessoria de Imprensa do Governo do RN