As mudanças no trânsito da Av. Maria Lacerda Montenegro que entraram em vigor nesta segunda (07) para tentar melhorar o fluxo de veículos em Nova Parnamirim é apenas a “ponta do Iceberg” dos problemas encontrados na região.

Recebemos constantes reclamações e denúncias de moradores da região falando sobre o descaso da Prefeitura com a situação do Bairro.


Uma dessas denúncias destacam a falta de sinalização e de um semáforo na Av. Maria Lacerda na altura do Boulevard Recepções.

Para tentar mostrar á população o verdadeiro caos e perigo que os motoristas e moradores enfrentam fizemos uma matéria em Fevereiro e registramos imagens impressionantes, que mostram a necessidade de uma intervenção talvez até mais importante do que as realizadas ontem.

A Matéria (Fevereiro/2011)

O video que foi publicado pelo noticiasdorn.com com imagens do caos e problema no tráfego da Avenida Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim, reacendeu uma antiga revindicação da população sobre a implantação de um Semáforo no cruzamento com as ruas Candelária e Ielmo Marinho.

Entenda o caso

Quem trafega pela Avenida Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim, na altura do Boulevard Recepções, vive um dilema constante. Trânsito bastante desorganizado neste trecho já tem ocasionado uma série de acidentes, inclusive mortes. O caos é maior devido à falta de uma sinalização no local. Muitos motoristas, pedestres e motociclistas praticamente se desdobram e realizam manobras arriscadas devido à falta de controle e de um semáforo. O aumento do fluxo de veículos na região, motivado pela constante valorização do bairro, trouxe uma série de problemas. Os moradores da região solicitam da prefeitura um posicionamento. A Associação de Moradores de Nova Parnamiarim - Lotessul, enviou ofício ao prefeito Maurício Marques, reivindicando a colocação urgente do Semáforo. Os representantes da associação relataram que o problema é grave e que não se pode esperar novos incidentes e mortes ocorrerem no local para que o problema seja resolvido.

O noticiasdorn.com entrou em contato com a Assessoria de imprensa da SETRA - Secretaria de Trânsito de Parnamirim, por duas vezes, mas não houve retorno.

Memória

Em matéria publicada no Diário de Natal, em 2009, há quase dois anos atrás, destacava: Moradores de Nova Parnamirim interditaram um trecho da avenida Maria Lacerda, na manhã desta segunda-feira (16/11/2009), motivados pelo acidente que aconteceu na noite de domingo (15) - a colisão entre um caminhão e um carro tipo Astra, em que uma pessoa morreu e pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, no cruzamento da avenida Maria Lacerda com a rua Carmindo Quadros - a manifestação teve como objetivo chamar a atenção da população e das autoridades para o número elevado de acidentes nesse cruzamento.

No cruzamento não existe nenhum tipo de sinalização, como semáforos ou faixas de pedestre. Segundo os moradores que participaram da manifestação, mais de 15 pessoas já morreram no local.

O Problema
Os moradores de Nova Parnamirim vivem um problema ainda maior, hoje, que é a falta de um semáforo no cruzamento com as ruas Candelária e Ielmo Marinho. Os moradores criticam a falta de compromisso que os orgãos competentes tem em relação aos problemas do bairro e ainda cobram dos vereadores que moram no Bairro, mais representatividade em relação às reivindicações junto ao prefeito através de requerimentos ou simplesmente debate sobre o caso. Os moradores destacam Walkíria Fonseca, Sérgio Andrade e Kátia Pires como sendo os "representantes" de Nova Parnamirim.

Promessa

Na mesma matéria veiculada pelo Diário de Natal datada de 17/11/2009, destaca uma promessa feita pelo Diretor do DER. Veja:

"Segundo o diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Caio Pascoal, um semáforo deverá ser implantado na Maria Lacerda, na esquina com as ruas Candelária e Ielmo Marinho, perto do Boulevard. O DER já entrou em contato com o Detran para a instalação do equipamento, mas não há previsão de quando o serviço será feito. A informação foi passada ontem á tarde, após os moradores terem feito um grande protesto, interrompendo a pista e queimando pneus, revoltados com os constantes acidentes e mortes no local." 

Os moradores

Os moradores informaram que irão procurar a Associação do Bairro para, juntos, entrarem com um processo no Ministério Público, com denúncia e pedindo esclarecimentos sobre uma possível negligência da prefeitura com o Bairro. Segundo Maria Célia, moradora do bairro há mais de 20 anos, nunca se viu um descaso quanto o que está no bairro. Ela fala que são ruas sem calçar e com dificuldade de acesso, quadras de esportes quebradas, sem iluminação e sem telas de proteção, deliquência, assaltos, insegurança, venda de drogras, e, ainda, falta de sinalização nas ruas de acesso. A moradora ainda lembrou que a arrecadação de IPTU é alta em Nova Parnamirim e não é revertida em benfeitorias para o bairro.

Acidentes (Matéria: Maio/2011)

Outra Matéria foi veiculada pelo Notícias do RN em Maio desse ano e mostrava que a falta de sinalização estava ocasionando uma série de acidentes.
Veja a matéria:

Recebemos uma denúncia de dois acidentes que aconteceram na Avenida Maria Lacerda Montenegro na manhã de hoje. Os acidentes foram provocados principalmente pela falta de sinalização em dois trechos da avenida. Uma, no cruzamento com a Ayrton Senna e a outra, próximo ao Boulevard, no cruzamento com a Rua Candelária e Ielmo Marinho.

O mais preocupante é que os problemas com sinalização enfrentados pelos motoristas que trafegam na avenida não são novos. A equipe do Notícias do RN, inclusive, foi até o local em fevereiro deste ano e registrou algumas imagens impressionantes do perigo que passa os motoristas e pedestres no local. 

Veja as imagens dos dois acidentes ocorridos na manhã de hoje na Avenida Maria Lacerda Montenegro em Parnamirim

SEM SINALIZAÇÃO


Acidente no Cruzamento da Maria Lacerda com Ayrto Senna


SEM SINALIZAÇÃO

Acidente no Cruzamento com Ielmo Marinho

 

Veja a matéria feita em fevereiro deste ano com vídeo.



Lei

Existe uma lei municipal nº 028/93, salvo revisão, que dispõe como obriação a aplicação, em obras de infra-estrutura urbana, o mínimo de 30% (trinta por cento) dos recursos provenientes do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) no bairro ou distrito que se der a arrecadação.