O prefeito Jaime Calado participou na tarde de ontem (8), de uma reunião com os representantes do consórcio Inframérica, Antônio Droghetti (Infravix) e Wilson Vieira (Engevix), que vai construir e explorar o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Também estiveram presentes o representante da Agência de Aviação Civil – ANAC, Dênis Ribeiro França, para discutir as ações que serão adotadas pelo município para receber o empreendimento.
A reunião ocorreu na sala da administração da Infraero, no canteiro de obras do aeroporto, e contou com a presença dos secretários Hélio Duarte (Meio Ambiente), Paulo Emídio (Habitação), Leonardo Braz (Procuradoria Geral), Diogo Henrique (Infraestrutura), Afonso Cordeiro (SAAE), e Magnus Kébio (Semsur), além do engenheiro Ibernon Martins, responsável pela construção das pistas do aeroporto.


Na ocasião, os representantes do consórcio mostraram interesse de fazer uma parceria com a Prefeitura Municipal para viabilizar as obras de infraestrutura do empreendimento aeroportuário. Jaime Calado apresentou os projetos nas áreas de saneamento básico, abastecimento de água, realocação da comunidade Pe. João Maria, localizada na área de risco, bem como informações do Código de obras e o Plano Diretor, leis que vão nortear a ocupação sustentável do entorno do aeroporto.
O prefeito destacou ainda que o município vai assinar com a Caixa Econômica Federal, no dia 18 deste mês, o contrato no valor de 23 milhões para a construção das casas da comunidade Pe. João Maria, e de R$ 80 milhões para o abastecimento de água, através de recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2, do Governo Federal.
Jaime também informou que a prefeitura já dispõe de projetos, elaborados por técnicos, para resolver o problema do saneamento básico do município, contemplando toda a área do novo aeroporto, e um estudo feito pela universidade Católica de Madri para a construção de uma linha férrea ligando o aeroporto de São Gonçalo ao porto de Natal.
O executivo da Infravix mostrou interesse em conhecer o projeto e pretende apresentá-lo à Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, para negociar a viabilização dessa proposta. Jaime garantiu que repassará o projeto ao consórcio, e que as secretárias municipais estarão à disposição para realizar uma agenda de discussão sobre os temas de interesse do município e do aeroporto.