Ações nas áreas de justiça e igualdade social, lazer, ação social, cultura, esporte, educação, gestão de negócios, empreendedorismo. Estes são os eixos do projeto de comemoração do centenário do bairro do Alecrim, que teve sua programação apresentada na tarde desta segunda-feira (10), na Faculdade Estádio de Sá – Unidade Câmara Cascudo, no Alecrim, por representantes da Prefeitura do Natal e demais parceiros.



O secretário adjunto do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal (Segap), Luis Antônio Albuquerque Lopes, informou que o executivo municipal natalense participa de diversas ações que fazem parte da programação em conjunto com parceiros como o Sebrae, a Faculdade Estácio de Sá, Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) e do Rotary Club do Alecrim. "Organizamos uma programação que começou no início deste mês e se estende com ações até novembro de 2012", afirmou o secretário adjunto da Segap.


Infraestrutura


Para melhorar a infraestrutura do bairro do Alecrim, a Prefeitura do Natal, por meio de diversas secretárias, fará a recuperação da malha viária, da iluminação pública, limpeza de ruas, avenidas, pintura de canteiros e, recuperação da sinalização de trânsito, entre outros serviços. "São ações que serão executadas neste mês de outubro e que culminarão com a realização da sétima edição do Natal em Ação no Alecrim, no próximo dia 22, quando os órgãos do executivo municipal natalense levaram seus serviços para à comunidade. As tendas de serviços serão montadas na rua Amaro Barreto. Além de corte de cabelo, emissão de documentos, atividades de lazer e haverá uma vasta programação cultural", destacou Luis Antônio.


A programação será intensificada a partir do dia 21 de outubro, com a inauguração do novo relógio do bairro, a ser entregue pelo Rotary Club do Alecrim. O relógio que esta sendo confeccionado na Alemanha, será entregue em solenidade a partir das 18 h, seguida de atividades culturais. Já no dia 23, quando o bairro completará oficialmente 100 anos, será realizada a partir das 6 h uma missa campal e durante o dia a entrega da reforma e tombamento do cemitério do Alecrim.


No dia 30 acontecerá o Circuito Histórico do Alecrim, uma caminhada pelos pontos históricos do bairro como a praça Dom Pedro II, onde será a largada, seguindo pela Igreja de São Pedro, Cemitério do Alecrim, Escola Estadual Padre Miguelinho, Base Naval Almirante Ary Parreiras, Vila Naval, relógio do Alecrim, entre outros lugares, percorrendo um total de 15 pontos, até chegar ao camelódromo.


"Este evento contribuirá para criarmos um roteiro turístico no bairro", disse a professora Juliana Rocha de Azevedo da Costa, coordenadora de extensão da Faculdade Estácio de Sá, que fez a apresentação da programação do centenário do Alecrim.


Luis Antônio explicou que as comemorações se estenderão até o mês de outubro do próximo ano, com ações que se desenvolverão todos os meses. "Nesse período teremos o lançamento do livro, ainda este ano, que conta a história do bairro, a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas ruas, a reforma do Teatro Sandoval Wanderley, revitalização da feira da comunidade, reforma da Praça Gentil Ferreira, além de uma corrida de rua que movimentará o bairro, tudo isso organizado pela Prefeitura do Natal".


A professora Juliana Rocha de Azevedo explicou que a Faculdade Estácio de Sá realizará por intermédio dos seus alunos de direito atendimento jurídico para comunidade, além do desenvolvimento de projetos ligados a área da educação, do meio ambiente e  oferecerá diversos cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho Social (Semtas). "Nossos alunos também farão Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com temas ligados ao bairro do Alecrim", disse a coordenadora de Extensão da Estácio de Sá.


Também compareceram ao evento, o presidente da Aeba, Ailson  Cunha, o presidente do Rotary Club Alecrim, Humberto de Andrade, o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, além de representantes das secretarias municipais de Natal e de entidades da comunidade.